CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Tecnologia

PG supera média paranaense de agilidade para abertura de empresas

9 de Novembro de 2022 às 17:32

PG supera média paranaense de agilidade para abertura de empresas
Cidade reduziu para 7 horas o tempo médio de abertura de empresa; no Paraná, são 14 horas

Com o tempo médio de apenas 7 horas para a abertura de empresas, Ponta Grossa é destaque ao ter um dos melhores indicadores do Estado. O resultado obtido pelo município representa metade do tempo da média estadual. Como comparativo, o Paraná – mesmo com a redução no tempo para a abertura de empresas – registrou em outubro de 2022, uma média de 14 horas para a abertura de um empreendimento. A média nacional está em 1 dia e 13 horas. Os dados foram obtidos através da Redesim, do governo federal.

Para agilizar o processo, a Prefeitura apostou na inovação e modernização dos serviços. É a busca constante pela simplificação e desburocratização, um dos eixos preconizados pelo Vale dos Trilhos – o ecossistema de inovação de Ponta Grossa.

Um dos norteadores das ações é o Programa Descomplica, que tem como objetivo simplificar a emissão do alvará de atividade econômica para todas as modalidades e portes empresariais. Todo o processo de solicitação, trâmite e emissão do alvará é feito através de um sistema online. Além de, o município integra a Redesim, uma rede de sistemas informatizados que tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

“Hoje, com todo o processo podendo ser feito via internet, a autorização de funcionamento de estabelecimentos acontece de maneira mais rápida e facilitada. Mais um grande avanço para a nossa cidade”, enfatiza a prefeita Elizabeth Schmidt.

Em poucos meses, Ponta Grossa deu um salto de qualidade no atendimento aos empresários, propiciando um melhor ambiente de negócios. Em janeiro, o tempo médio de abertura (contando os prazos para viabilidade e registro) somava um total de 2 dias e 7 horas. Agora, no mês de setembro, esse prazo caiu para apenas 7 horas. Esse índice, que leva em conta o tempo total de abertura de empresas, considera o tempo na etapa de viabilidade, de validação cadastral que os órgãos efetuam e de efetivação do registro e obtenção do CNPJ.

De acordo com a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, “nosso município tem voltado os esforços para a política de simplificar e desburocratizar o processo de abertura de empresas. A redução no tempo de abertura reflete os esforços que temos empenhado para a concretização de resultados positivos para a cidade de Ponta Grossa. Vemos que um município é inteligente quando entrega valor a quem vive e quer investir nele, assim, estamos em busca da melhoria do ambiente de negócios, e, construindo uma cidade cada vez mais atrativa para os negócios e com soluções para a comunidade”.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Falha global na Cloudflare provoca instabilidade em bancos, sites e serviços de criptomoedas nesta terça (18)

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia