CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Social

Prefeitura inicia atividades do projeto de hortas comunitárias no Costa Rica

11 de Março de 2018 às 11:32

Iniciativa busca promover a produção de alimentos orgânicos em faixas de segurança, promovendo a disseminação de conhecimentos sobre os cuidados necessários nas linhas de altas tensão, além de oferecer alternativas de geração de renda e aproximar a comunidade

 A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou, na manhã de hoje (10), as atividades  do projeto Cultivar Energia no conjunto habitacional Costa Rica, em Uvaranas. A iniciativa, desenvolvida pela Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Copel e Sanepar, tem como objetivo incentivar a produção  e o uso de alimentos orgânicos através da criação de hortas comunitárias sob áreas ocupadas por torres de energia de alta tensão da Copel.

Durante o início dos trabalhos, o prefeito Marcelo Rangel participou do plantio das primeiras mudas. Segundo ele, a expectativa de que a medida tenha um grande impacto positivo junto aos moradores da região. “Fico muito feliz em estar aqui hoje porque esse projeto inédito trará um imenso impacto positivo para todos, mobilizando a cidade para discutir e aplicar a educação ambiental, alimentar e o trabalho e sentimento de comunidade”, declara.

Inicialmente, cerca de 80 famílias cadastradas pela Prolar e Smapa participarão do projeto, que prevê assistência técnica para o desenvolvimento de culturas de alface, couve, rúcula, bananas,  beterraba, etc. “Nossa parcela  é fornecer todo o apoio técnico  para que a comunidade possa fazer com que esse projeto cresça. Aqui estão sendo distribuídas, hoje, cerca de 800 mudas de plantas, que tenho certeza de que as famílias irão cuidar com todo o empenho e farão com que essa iniciativa se consolide,  beneficiando a todos”, aponta o secretário da Smapa, Ivonei Afonso Vieira.

Além dos aspectos voltados ao fortalecimento da comunidade e a boa alimentação, o presidente da Prolar, Dino Schrutt, também acenou para a possibilidade de o excedente ser comercializado em feiras, através de parceria com a Smapa, assim como o projeto ser estendido para outras regiões do município. “Hoje nós estamos trazendo, junto com a Smapa, conhecimento e a possibilidade de mais uma oportunidade de renda para as famílias do Costa Rica. Esse projeto cresceu a partir do nosso programa premiado ‘Horta em Casa’ e mobilizou diversas secretarias do município, incluindo a Secretaria de Serviços Públicos (SMSP) e de Meio Ambiente (SMMA), que nos apoiaram na limpeza dos terrenos. Acreditamos que, com sucesso dessas hortas, ele poderá ser estendido a diversas outras regiões da nossa cidade”.

Para a moradora do Costa Rica, Maria Vitória da Luz, o Cultivar Energia, trará benefícios não só para ela, mas diversas pessoas envolvidas no processo.  “É muito bom poder participar disso. Acredito que o projeto vai ocupar todo mundo e integrar a comunidade,”finaliza.

O projeto

Lançado pela Prefeitura de Ponta Grossa em novembro de 2017, o projeto Cultivar Energia é desenvolvido pela Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com a Copel, que fornece a área para plantio, e a Sanepar, que auxilia na captação e utilização de água para a lavoura. A iniciativa busca  promover a produção de alimentos orgânicos em faixas de segurança, promovendo a disseminação de conhecimentos sobre os cuidados necessários nas linhas de altas tensão, além de oferecer alternativas de geração de renda e aproximar a comunidade.  Todas as famílias cadastradas pela Prolar tem acesso a uma faixa de aproximadamente 15 m², que serão cultivados com o auxílio técnico da Smapa.

Costa Rica

Entregue pelo município em 2015, o Costa Rica recebeu, à época, investimentos de mais de 75 milhões de reais, viabilizado através do Programa Minha Casa, Minha Vida / Caixa, em parceria com o município. Atualmente, o residencial conta com 1127 famílias. Ele integra  um montante de  mais de 15 conjuntos habitacionais criados desde 2013 pela Prefeitura de Ponta Grossa e que possibilitaram  mais de 7500 oportunidades de moradia às famílias atendidas pela Prolar.

Melhoria na infraestrutura da região

Ainda durante o lançamento do projeto Cultivar Energia para a comunidade do Costa Rica, o prefeito Marcelo Rangel anunciou obras que ampliarão os serviços oferecidos pelo município na região. Segundo Rangel, a Prefeitura trabalha no processo para viabilizar a construção de uma nova escola municipal e um Cmei no Costa Rica, assim uma unidade básica de saúde no conjunto habitacional Panamá.

Autoridades

Participaram do lançamento o prefeito Marcelo Rangel, o presidente da Prolar, Dino Schrutt, junto com os  secretários Maurício Silva (Governo) e Ivonei Afonso Vieira (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a presidente da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon), Danielle Schlumberger. Também estiveram presentes os vereadores Rudolf “Polaco” Christensen o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Edilson Gorte, além do Gerente da Sanepar, Márcio Luiz de Souza, a presidente da associação de moradores do Costa Rica Valéria Francine Pereira e convidados.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia