CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Social

Horta Comunitária garante alimentação saudável durante pandemia em PG

17 de Julho de 2020 às 04:57

Horta Comunitária garante alimentação saudável durante pandemia em PG
Divulgação
Desde que o programa foi implantado, aproximadamente 20 mil mudas de hortaliças foram entregues para o cultivo na horta
 
A horta comunitária do conjunto habitacional Costa Rica está rendendo bons frutos para as famílias da localidade neste período de pandemia do novo coronavírus. Com 78 canteiros disponíveis para o cultivo de mudas ou sementes, os alimentos produzidos no local estão sendo úteis para abastecer as casas das famílias e até gerar uma renda extra aos beneficiários que comercializam os produtos cultivados.

Para que o programa fosse viabilizado, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Ponta Grossa (SMAPA), a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e a Copel foi firmada no fim de 2017.  Desde 2018, a SMAPA entrega mudas ao menos uma vez por mês para a comunidade e faz o assessoramento técnico para o plantio das culturas entregues. Comumente são entregues alfaces, repolho, cebolinha, brócolis, rúcula, couve manteiga e outros tipos de hortaliças, conforme os períodos de sazonalidade.

Desde o começo do programa, cerca de 20 mil mudas foram entregues. A última entrega foi feita no fim de junho deste ano e a próxima está programada ainda para julho. Nesse caso, por conta da pandemia da Covid-19, a SMAPA entrega as mudas para o líder comunitário do Costa Rica. Ele fica responsável por distribuir conforme as demandas das famílias do bairro.

Maria do Carmo Rodrigues é uma das moradoras que possui um canteiro na horta e diariamente vai ao local para cultivar suas plantações. Para a mulher, o espaço e as doações de mudas são propícias para o contexto atual de pandemia e de necessidade do distanciamento social.

“Na horta não tem aglomeração, é uma atividade ao ar livre que me faz bem. No meu canteiro o que eu mais tenho é alface, repolho e cheiro verde. Quando estão bons para colher, eu levo para casa, também vendo para ter uma renda extra e entrego para os meus pais que são idosos e necessitam de uma alimentação saudável”, diz Maria do Carmo.

CULTIVAR ENERGIA

Para o desenvolvimento do projeto, que integra o programa 'Cultivar Energia', a Copel forneceu a área para o plantio e a Sanepar auxilia na captação e utilização de água. Todas as famílias do bairro cadastradas pela Prolar têm acesso a uma faixa de aproximadamente 15 m². O aposentado, Selestino dos Santos, é outro que encontra no local uma forma de terapia e de abastecer sua residência.

“Eu me criei na roça, já fui agricultor. Quando venho aqui, me desestresso e me distraio. O que produzo eu levo para minha casa e é bom isso nesse momento, porque não preciso ficar indo sempre em mercados ou saindo para longe de casa. Como minha esposa possui diabetes e hipertensão, procuramos optar por alimentos saudáveis, da terra mesmo”, destaca Selestino.

A Horta Comunitária no Costa Rica foi criada com a intenção de incentivar a produção e o uso de alimentos orgânicos. Em Ponta Grossa existe uma outra horta comunitária, em um terreno cedido pela Prefeitura. De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, a SMAPA e a Prolar estudam outros locais para que sejam implantadas novas hortas na mesma modalidade.

“Proporcionar esses espaços e contribuir com a doação de mudas possibilita que a população consiga produzir alimentos saudáveis e garanta o abastecimento de suas casas. É importante fomentar esses projetos e incentivar a produção de mudas tanto das hortas nos quintais das residências quanto nas comunitárias para que mais pessoas possam se beneficiar”, ressalta o secretário Bruno.

O Diretor Presidente da Prolar, Deloir Scremin Jr. destaca também a importância do projeto para o fortalecimento da comunidade.  “A Horta Comunitária foi um dos principais legados dos últimos anos, promovendo a integração das famílias no cuidado com a horta e ainda proporcionando a geração de renda”, avalia Deloir.

Para as famílias interessadas em terem um canteiro na horta, é necessário ir até a Prolar, localizada na rua Balduíno Taques, 445, e apresentar um comprovante de residência. Para ser atendido, é necessário agendar um atendimento pelo telefone 3222-1257.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia