CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Social

Campanha combate trabalho infantil durante o Carnaval

31 de Janeiro de 2018 às 07:51

Pelo segundo ano, o Paraná vai liderar uma ação especial de combate ao trabalho infantil durante o Carnaval. Os dias de folia abrem oportunidades de serviços informais, que expõem crianças e adolescentes a tarefas remuneradas incompatíveis com a idade.

Para atingir um público maior com informações, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social ampliou os municípios atendidos de 20 para as 399 cidades do Paraná.

Para chamar a atenção às situações mais comuns de trabalho infantil foram desenvolvidos materiais para “entrar no clima” da festa, mas que também alertam para os riscos. “Confeccionamos máscaras infantis, leques, panfletos e cartazes que serão distribuídos ou afixados nos locais em que as prefeituras avaliaram como mais propícios à efetividade da campanha”, explicou Letícia Raymundo, secretária estadual em exercício da Secretaria da Família.

A campanha tem o tema “No bloco da alegria, trabalho infantil não tem vez” e as mensagens estampadas nas peças reforçam a importância, para crianças, de brincar e estudar. Ao mesmo tempo, o adulto é incentivado a comunicar esse tipo de violação de direito pelo Disque Denúncia 181.

No Carnaval, pode haver aumento do número de crianças e adolescentes em situação de trabalho, principalmente no comércio ambulante, na coleta de materiais recicláveis, na exploração sexual e na venda de produtos lícitos ou ilícitos.

REDE – Para ampliar a ação este ano, a campanha teve o apoio do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). Os recursos para a campanha são do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Essa mobilização contra o trabalho infantil integra as ações que encerram o Verão Paraná 2017-2018, do Governo do Estado, e também integra toda rede de proteção à criança e adolescente presentes nos municípios paranaenses.

Nas cidades onde existe a tradição de Carnaval de Rua ou de Clubes que geram a mobilização da população, foi reforçada a distribuição com maior número de materiais.

Nos municípios em que não há eventos públicos de Carnaval, a rede de proteção da criança e do adolescente, como Conselhos Tutelares, Centros de Referência e Centros de Referência de Assistência Social (Cras e Creas) desenvolvem atividades recreativas e criam oportunidade para a abordagem contra o trabalho infantil.

ALERTA – O alerta é para população ficar atenta e não colaborar com a situação de trabalho infantil. “Se você compra algo de uma criança que trabalha na rua está ajudando a promover o trabalho infantil”, alerta a coordenadora de Proteção Social Especial, da Secretaria da Família, Juliany Santos. “Criança tem que brincar, se divertir, e ter só a responsabilidade de estudar”.

Pela legislação, até 14 anos é proibido qualquer trabalho. Dessa idade até os 16 anos, o adolescente pode ser inserido como aprendiz no mundo do trabalho. A partir de então, até os 18 anos, o trabalho é permitido em turno diurno, desde que em ambientes saudáveis ou que não prejudiquem o adolescente moralmente.

Para denunciar infrações, basta ligar para 181 - Disque-Denúncia, serviço do Governo do Estado.  A ligação é gratuita e pode ser feita 24 horas, todos os dias da semana, com garantia de sigilo das informações e de quem faz a denúncia.

DADOS - A Secretaria da Família constatou que, de 2005 a 2015, houve redução de 80% no número de crianças e adolescentes, de 5 a 14 anos, em situação de trabalho no Paraná. Desde 2011 até 2015, houve redução de 58% nas ocorrências dessa natureza.

No Brasil, esses números foram 71% e 43%. Os dados usados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia