CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

UEPG produz e distribui álcool 70% para instituições da região

5 de Abril de 2020 às 07:38

UEPG produz e distribui álcool 70% para instituições da região
Texto: Aline Jasper Fotos: Luciane Navarro e Vanessa Hrenechen
O Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu nesta sexta (03) 1,6 tonelada de matéria-prima para a produção de álcool 70%. A Universidade já produziu e distribuiu mais de 1100 litros do material para instituições dos Campos Gerais, como parte das estratégias de combate à pandemia de Covid-19. O Laboratório tem outros 1500 quilos de álcool em gel, que serão utilizados no Hospital Universitário e distribuídos para entidades parceiras.

O montante de álcool etílico 99%, utilizado para produção de álcool 70%, tanto glicerinado quanto em gel, recebido hoje, foi uma doação da empresa Allnex Química. Durante a semana, outra doação de meia tonelada de álcool em gel 70% foi enviada pela empresa Winner. “As doações recebidas de empresas são fundamentais para este projeto, além do investimento da própria UEPG”, agradece o professor Sinvaldo Baglie, coordenador do Laboratório.

Ele explica que a estratégia montada na UEPG busca atender às demandas da sociedade. “Colocamos a infraestrutura dos laboratórios para a produção de álcool e envase para uso. Para que isto ocorresse, precisamos dos professores, farmacêuticos e técnicos para estas ações, de início ligados ao Departamento de Ciências Farmacêuticas”, conta.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destaca que a Universidade está mobilizada em diferentes ações para atender ás demandas neste momento de excepcionalidade. “No caso da produção do álcool 70%, o Lapmed está em produção contínua para que este produto chegue aos que estão na linha de frente no combate à Covid-19”. Sanches enfatiza que “isso só é possível pela união de esforços dos nossos servidores, de parceiros e de empresas que vêm doando matéria-prima para que esta corrente do bem chegue a mais pessoas”.

Entidades beneficiadas

Esta estrutura possibilitou que as entidades recebessem álcool de qualidade e pronto para uso. Já foram atendidos pelo Lapmed o Hospital Universitário da UEPG, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Departamento Penitenciário, Exército (Castro) e Ponta Grossa Ambiental.

A parceria com a UEPG veio em boa hora, já que esse tipo de produto está escasso no mercado”, conta o tenente-coronel Leonel José Beserra, comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar. Segundo ele, os policiais estão em situação vulnerável, por realizar atendimentos em lugares diversos. Por isso, estão sendo feitos diversos procedimentos, como a higienização e desinfecção das viaturas e reforço na limpeza das mãos dos policiais. “São várias parcerias com a UEPG, que estão deixando nosso pessoal preparado, como capacitações sobre os procedimentos com o pessoal do HU, e também com materiais, como o álcool glicerinado e os protetores faciais. Isso traz tranquilidade para que nossa equipe possa fazer abordagens nas ruas”, avalia o comandante.

“Essa doação da UEPG é de fundamental importância para conseguirmos manter condições mínimas de segurança, limpeza e descontaminação das mãos durante nossas atividades”, enfatiza o oficial de Comunicação Social do 2º Grupamento de Bombeiros, Capitão Renan Augusto Bortolassi de Oliveira. Ele diz ainda que, durante o atendimento das ocorrências, os bombeiros muitas vezes não têm acesso a água e sabão para fazer a limpeza das mãos. Assim, o álcool 70% acaba sendo um aliado para a higienização das mãos e a segurança dos profissionais.

O professor Sinvaldo explica que o álcool 70% tem ação antisséptica sobre bactérias e vírus, como o novo coronavírus. “O álcool 70% com a adição da glicerina tem ação umectante e evita o ressecamento da pele. O álcool 70% em gel possui um tempo de ação residual maior na pele. Entretanto, independente da formulação, ambos são eficazes”, orienta.

O pró-reitor de Administração da UEPG, professor Ivo Demiate, conta que também foi realizada nesta sexta-feira a aquisição de 1000 litros de álcool em gel de uma empresa local, com valor reduzido por ser utilizado para serviços essenciais para a população. Esse produto será destinado para o Hospital Universitário e para os parceiros da UEPG, enquanto o Lapmed recebe os insumos restantes para continuar a produção.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia