CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Saúde registra primeiro caso de coqueluche em PG

6 de Fevereiro de 2019 às 12:28

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou laboratorialmente um caso de coqueluche em Ponta Grossa. É o primeiro caso em 2019

Trata-se de uma notificação no mês de janeiro deste ano referente a uma criança do sexo feminino, com 1 mês de idade, fase em que ainda não recebeu a 1ª dose de vacina contra a coqueluche. A coqueluche, conhecida popularmente como “tosse comprida”, é uma doença transmissível causada por uma bactéria, Bordetella pertussis, a qual compromete o aparelho respiratório.

O principal sintoma da doença é a tosse seca há 14 dias ou mais, associada a outros sintomas. “Tosse súbita incontrolável, com tossidas rápidas e curtas em uma única expiração; ruído ao inspirar; coloração arroxeada ao redor da boca, saliência dos olhos e da língua (para fora da boca), salivação e vômitos pós-tosse”, explica a chefe de vigilância epidemiológica, Caroliny Stocco.

De acordo com a chefe de vigilância, em adolescentes e adultos, a coqueluche nem sempre se apresenta sob a forma clássica. “A doença poderá manifestar-se sob formas atípicas, com tosse persistente, porém sem paroxismos e o guincho característico”, ressalta Caroliny.

A coqueluche é transmitida através do contato direto da pessoa doente com pessoa suscetível, isso acontece pelas gotículas de secreção eliminadas por tosse, espirro ou ao falar e ainda pode acontecer a transmissão por objetos contaminados recentemente com secreções respiratórias. “O período de transmissibilidade se estende do 5º dia após a exposição até três 3 semanas após o início da tosse”, diz Caroliny.

Como prevenir

A vacina contra coqueluche é a Pentavalente e está disponível na rede pública. O esquema é composto por três doses, sendo que as aplicações acontecem aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses é realizado o primeiro reforço com a vacina DTP e o segundo reforço deve ser realizado aos quatro anos.

Em 2014, o Ministério da Saúde disponibilizou a vacina dTpa para gestantes, como estratégia para conferir imunidade temporária para o bebê. “É uma vacina inativada, portanto, sem riscos teóricos para a gestante e o feto. É recomendada a partir da 20ª semana até a 36ª semana de gestação”, esclarece Caroliny.

O indivíduo torna-se imune temporariamente após adquirir a doença (aproximadamente 15 anos) ou após receber vacinação adequada. Em média de cinco a 10 anos após a última dose da vacina, a proteção pode declinar, e o indivíduo torna-se suscetível novamente.

Casos em Ponta Grossa

Os casos são monitorados pela FMS, através da Gerência de Epidemiologia, e são notificados pelos estabelecimentos de saúde. Em 2016 foram confirmadas 14 pessoas com a doença, em 2017 e 2018 seis casos cada e neste ano um até o momento, todos menores de um ano até 4 anos de idade. “Os casos suspeitos devem ser afastados de suas atividades habituais (creche, escola, trabalho, entre outros) por pelo menos cinco dias após o início de tratamento com o antibiótico preconizado por protocolo.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia