CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Profissionais participam de palestras para debater sobre Hepatites Virais

3 de Agosto de 2017 às 08:19

A hepatite viral é uma doença infectocontagiosa que causa inflamações e infecções no fígado. Em alguns casos podem até evoluir para cirrose hepática ou câncer. É considerada uma doença silenciosa, pois pode não apresentar sintomas. Com o intuito de aumentar a sensibilização e a compreensão desta doença, bem como as complicações que ela pode provocar, a Secretaria Municipal de Saúde reunirá profissionais da área para debater sobre o tema.

O II Encontro de Hepatites Virais acontecerá amanhã (4), das 13h às 16h30, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (rua Santos Dumont, 1234 – Centro). O público alvo da atividade será para profissionais das Unidades Básicas de Saúde, do Hospital Unimed, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Bom Jesus, Hospital Vicentino e 3ª Regional de Saúde.

O objetivo é realizar uma atualização sobre as hepatites virais, reforçando os mecanismos para o diagnóstico precoce destas patologias, bem como enfatizar os métodos de prevenção e tratamento. “Descobrir inicialmente a hepatite é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências”, comenta o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE)/Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Zean Zuber.

Os participantes terão palestras sobre “Elastografia Hepática um método não invasivo de avaliação do fígado”, com a Drª Aline Kuniyoski que é especialista em Maringá, das 13h30 às 14h30. A segunda palestra terá como tema “Diagnóstico Laboratorial das Hepatites Virais”, com o médico infectologista de Curitiba, Drº. Ignácio A. Borges Cuevas, das 14h30 às 15h30. E a tarde será fechada com o especialista em transplante de fígado e cirurgia hepática pela Universidade Estadual de Campinas, Dr. André Vedan, que explanará sobre “Hepatites e Cirrose. Quando Transplantar?”.

Em Ponta Grossa são realizados diversos trabalhos, entre eles, campanhas, testagens, treinamentos e mobilizações com a população.  O SAE conta hoje com 441 pacientes em atendimento que passaram pelo fluxo de atendimento.  “O diagnóstico para as hepatites B e C acontecem através da triagem dos testes rápidos, e quando estes apresentam resultado reagente, uma amostra laboratorial é solicitada. Confirmando a infecção pelo vírus B ou C, o usuário é encaminhado ao SAE”, explica Zuber.

O SAE/CTA, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, dispõe do teste rápido para detectar hepatites B e C, na rua Enfermeiro Paulino, 200, atrás do Shopping Palladium (antigo 26 de outubro). Para a realização do teste é necessária apenas uma gota de sangue. Todos aqueles que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem. Os testes rápidos também são encontrados nas Unidades Básicas de Saúde.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia