CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Laudo confirma câncer de pele em lesões retiradas de Bolsonaro

17 de Setembro de 2025 às 18:30

Laudo confirma câncer de pele em lesões retiradas de Bolsonaro
© VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
Segundo o médico Cláudio Birolini, o câncer está em “fase precoce e, a princípio, demanda apenas avaliação periódica e acompanhamento

”O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado, nesta quarta-feira (17/9), com câncer de pele. De acordo com o médico-chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, laudo confirma lesões causadas pela doença.

“Foram retiradas oito lesões. Sete lesões eram suspeitas para câncer de pele e, dessas, duas vieram positivas para um tipo de tumor, que é o carcinoma de células escamosas, que não é nem o mais bonzinho nem o mais agressivo. É o intermediário, mas que, ainda assim, é um tipo de câncer de pele”, destacou Birolini, na saída de Bolsonaro do Hospital DF Star, onde o ex-presidente estava internado desde terça-feira (16/9).

Ainda segundo o médico, o ex-presidente está sujeito a esse tipo de câncer. As lesões constatadas estão em “uma fase precoce e, a princípio, demandam apenas avaliação periódica e acompanhamento”, ressaltou o Birolini.“Uma das feridas fica no tórax e a outra fica no braço”, detalhou o médico.

As lesões de pele foram identificadas durante a cirurgia que o ex-presidente realizou em abril deste ano, quando ficou mais de 10 dias internado para tratar uma obstrução intestinal, mas, naquele momento, segundo Birolini, decidiu por não intervir.

“Não há [previsão de nenhum tratamento adicional agora]. Apenas o seguimento e a reavaliação clínica […] Ele tem outras lesões de pele também. Não dá para tirar todas que ele tem, porque é muita coisa”, destacou Birolini.

Ele aponta que existem “várias queratoses, várias lesões que precisam ser mantidas sob vigilância contínua” e que, se não for tratado, “esse tipo de lesão é uma sentença de morte”. No entanto, Bolsonaro não precisará passar por cirurgia.

Birolini também destacou que Bolsonaro só soube da doença nesta quarta-feira, que o caso é recente e que a retirada da lesão, teoricamente, é curativa nesse tipo de situação.

“Pela característica de pele dele, por ter tomado sol a vida inteira sem muita proteção, ele precisa ser avaliado periodicamente”, explicou Birolini.

Bolsonaro pode retornar ao hospital em duas semanas para retirar os pontos, mas o procedimento também pode ser feito em casa. Na manhã desta quarta-feira, ele permaneceu em observação, recebendo hidratação e aguardando os resultados de exames.

Boletim médico divulgado pelo DF Star também detalha a situação do câncer de pele de Bolsonaro. “O laudo anátomo patológico das lesões cutâneas operadas no domingo (14/9) mostrou a presença de carcinoma de células escamosas ‘in situ’, em duas das oito lesões removidas, com a necessidade de acompanhamento clínico e reavaliação periódica. Recebe alta hospitalar, mantendo o acompanhamento médico”, destacou.

 

Metropoles

 
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia