CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Butantan amplia equipe para antecipar em um mês entrega das 54 milhões de doses de vacina contra a Covid-19

17 de Fevereiro de 2021 às 17:06

Butantan amplia equipe para antecipar em um mês entrega das 54 milhões de doses de vacina contra a Covid-19
Foto - Instituto Butantan
Nesta quarta-feira (17/2), o governo do Estado de São Paulo e o Instituto Butantan anunciaram que será antecipado em um mês o envio das 54 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 contratadas pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (15/2). O anúncio foi feito em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador de São Paulo, João Doria, do secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, e do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

“No cronograma contratado, a última entrega seria em setembro. Vamos fazer todo o esforço para adiantar essa produção. Esperamos que, no máximo, em agosto tenhamos entregue o total de 100 milhões de doses”, explicou Dimas Covas. Essas 54 milhões de doses fazem parte do segundo contrato entre Butantan e Ministério da Saúde, e se somam às 46 milhões de doses atualmente em produção e envio, e que já estão sendo aplicadas na população.

A antecipação do prazo de entrega acontecerá porque o Butantan duplicou o número de colaboradores que cuidam do envase na fábrica de vacinas, de 150 para 300 profissionais. Além disso, a área de Controle de Qualidade trabalha em regime quase contínuo para aumentar a rapidez da produção e entrega das vacinas.

Atualmente, a CoronaVac é a única vacina sendo usada em grandes volumes no Brasil. “É uma grande responsabilidade para o Butantan. Nossos funcionários têm o peso da responsabilidade de liberar essas vacinas o mais rapidamente possível”, afirmou Dimas Covas. Durante a coletiva, tanto o diretor do Butantan quanto o governador João Doria ressaltaram ser necessário que o Ministério da Saúde amplie a quantidade de vacinas contra Covid-19 do Programa Nacional de Imunizações (PNI), contando com outros fornecedores além do Instituto.

“Hoje há uma escassez de vacinas no mundo e isso impactou a estratégia do PNI. Além das vacinas do Butantan, nós deveríamos estar contando com outras vacinas em volumes apreciáveis. Infelizmente não estamos”, lamentou Dimas. Apesar da alta demanda mundial, o Instituto tem uma parceria sólida com a farmacêutica chinesa Sinovac, o que evitará novas interrupções no envio de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), essencial para a produção da vacina. Um carregamento de mais 8 mil litros de IFA está em processo final de autorização para exportação da China e deve chegar no começo de março.

A partir da próxima terça-feira (23/2), o Butantan enviará ao PNI 3,4 milhões de doses ao longo de oito dias – 426 mil doses por dia, em média. Essas doses compõem o total de 17,3 milhões de doses que estão hoje em processamento e fazem parte do total de 46 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde em janeiro. A expectativa é que a produção aumente a partir de abril, quando o Butantan poderá utilizar também a fábrica atualmente dedicada à fabricação da vacina contra a gripe.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia