CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

27 bebês são salvos na UTINeonatal da Santa Casa de Ponta Grossa

17 de Junho de 2023 às 08:50

27 bebês são salvos na UTINeonatal da Santa Casa de Ponta Grossa
Matteo no dia da alta com a equipe da Santa Casa de Ponta Grossa
Em média, 6 bebês por mês receberam alta e puderam ir para a casa no primeiro quadrimestre deste ano.

Os atendimentos na UtiNeonatal da Santa Casa de Ponta Grossa são realizados para recém-nascidos e bebês menores de 28 dias de vida que possuem alguma complicação grave, como: condições que afetam o crescimento ou o desenvolvimento dos recém-nascidos, restrições respiratórias ou alimentares e também doenças do coração. No primeiro quadrimestre a instituição comemorou 27 altas de pacientes recém-nascidos. Número importante para a instituição.

A enfermeira Lucieli Maneira Lima, explica sobre a importância do setor para a saúde na região dos Campos Gerais: "A Santa Casa, por ser referência em gestação de alto risco em 28 municípios no Paraná, conta com a UTINeonatal. Um serviço que possui profissionais especializados em avaliar situações e iniciar procedimentos necessários para um melhor prognóstico, visando sempre proporcionar mais qualidade de vida aos nossos pacientes recém-nascidos."

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 11,7% dos partos realizados no  Brasil são prematuros, ou seja, acontecem antes de 37 semanas de gestação, foi o que aconteceu com o pequeno Matteo de Góes Antunes.

Matteo nasceu de 27 semanas de gestação e devido a sua prematuridade extrema teve que ser internado na UTINeonatal. Sua prematuridade se deu ao fato da mãe, Maria Carolina Góes, ser diabética e hipertensa, sua hipertensão causou a interrupção da gestação: "Sou hipertensa a anos, porém na gestação me obriguei a trocar os medicamentos, porque faziam mal ao Matteo, com a troca de medicamentos minha pressão não se estabilizou e foi subindo gradativamente. No dia 5 de novembro de 2022 tive que me internar na Santa Casa. Depois de alguns exames foi detectado que a circulação sanguínea do meu filho estava comprometida e que meu corpo se tornou um território hostil para meu filho. ", explica Maria Carolina.

O nascimento de Matteo aconteceu 3 dias após a internação de sua mãe, 08/11/22. Pesando pouco mais de 1kg e medindo apenas 36cm, o guerreiro foi entubado e encaminhado diretamente para a UTINeonatal.

Devido ao internamento, o bebê fica mais tempo longe da mãe e a equipe aplica o método canguru aos pacientes e seus familiares. Uma prática de humanização que consiste em criar conexões para que o bebê se sinta mais protegido, a posição canguru mantém o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito dos pais.



Maria afirma que a prática fez muito bem para a recuperação de seu filho: "Fizemos o método algumas vezes e percebi que durante esse tempo a saturação dele melhorava muito e sua frequência respiratória também, cada dia que se passava ele melhorava cada vez mais.".

A pediatra, Dra Maria Antonia Paiola, esclarece sobre a importância do método canguru para a recuperação do paciente: "seus benefícios são comprovados por evidências científicas, como: favorecer o vínculo pai-mãe-bebê-familia, estímulos sensoriais positivos, melhora no desenvolvimento, estimula o aleitamento materno, matém a temperatura adequada do bebê, reduz o risco de infecções, estresse e dor."

O pequeno Matteo ganhou alta no dia 28/02/2023, permaneceu por 107 dias internado na UTINeonatal da Santa Casa de Ponta Grossa e hoje ele é o principal motivo de alegria para a sua família.

Fotos: Matteo em casa, Ana Carolina dando banho no Matteo na UTIneonatal, Matteo no dia da alta com a equipe da Santa Casa de Ponta Grossa pai e mae, Ana Carolina aplicando o método canguru
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia