O Prefeito Marcelo Rangel anunciou na quarta-feira (14), o primeiro programa que irá trocar lixo reciclável por passagens do transporte coletivo em Ponta Grossa. Segundo Rangel, o projeto foi enviado para a Câmara Municipal para os vereadores votarem a aprovação do programa. “ Será um grande programa de Sustentabilidade, a ideia é conscientizar a população, que aquilo que se joga no lixo, muitas vezes vale dinheiro e custa muito caro para a prefeitura mandar para o aterro, pois é pago por toneladas. Igual ao que nós já fazemos com frutas e verduras, que irá continuar normalmente, vamos fazer também com passagens de ônibus” garante o prefeito.
Como vai funcionar o programa:
As pessoas, irão levar o cartão de ônibus, na feira verde, e nos caminhões haverá a máquina de recarga. Com a separação dos recicláveis, diminui o lixo, que é recolhido e mandado para o aterro, gerando economia, através do ''Passe Verde'', além do apoio que a prefeitura estará dando as cooperativas de reciclagens. A troca será individual no cartão com CPF.
Cronograma do ''Passe Verde''
- Aprovação dos vereadores na Câmara - prazo de 30 a 45 dias
- Lançamento do decreto com as regras e treinamento dos atendentes dos caminhões do feira verde - 45 dias.
- Implantação dos TOTENS via wi-fi nos caminhões para recarga dos cartões - prazo 50 a 60 dias
- Preparação de locais e qualificação das Associações de catadores para recebimento de um número maior de volume, reciclagem e destinação final - prazo 40 dias
- Divulgação e adequação do sistema de transporte para o novo ''passe verde'' 45 dias
- Implantação de todo o programa, até o dia 30 de janeiro.
- Início das trocas e funcionamento do "Passe verde" previsto para o dia 11 de fevereiro.