CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Ponta Grossa inicia entrega de adesivos de identificação para residências com pessoas autistas

21 de Agosto de 2025 às 08:24

Ponta Grossa inicia entrega de adesivos de identificação para residências com pessoas autistas
Foto: Henry Milléo/PMPG
A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, nesta terça-feira (19), no CRAS Nova Rússia, a entrega simbólica dos adesivos de identificação “Aqui mora um autista – Respeite!”. A ação marca o início da distribuição do material às famílias do município e integra a execução da Lei Municipal nº 15.361/2025, que altera a Lei nº 14.497/2022 e garante a possibilidade de identificação voluntária das moradias onde vivem pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a legislação, os lares podem exibir um adesivo com o símbolo do quebra-cabeça e a frase de orientação à vizinhança, com o objetivo de promover respeito, acolhimento e segurança, especialmente em situações de crise sensorial. O autor da proposição é o vereador Júlio Küller.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou a relevância da medida. “Hoje demos mais um passo pela inclusão em Ponta Grossa, promovendo mais segurança e acolhimento às famílias com pessoas autistas. Muitas dessas famílias enfrentam desafios diários. Às vezes, os vizinhos não entendem uma crise, um comportamento diferente, e isso pode gerar preconceito ou até situações de risco. O objetivo é unicamente promover inclusão, respeito e mais segurança. Ponta Grossa é uma cidade acolhedora, inclusiva e humana”, afirmou a prefeita.

A presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Tatyana Belo, reforçou o caráter prático do adesivo para o cotidiano das famílias. “É um recurso simples, mas que faz diferença: informa, orienta a vizinhança e ajuda a evitar julgamentos em momentos de crise. Com a rede socioassistencial, vamos apoiar as famílias na identificação e na orientação necessária”, pontua.

A lei também prevê campanhas e ações de conscientização sobre o TEA promovidas pelo Município, incluindo materiais informativos sobre estímulos sensoriais – como ruídos – que podem afetar pessoas com hipersensibilidade auditiva.

Como retirar o adesivo

As famílias interessadas devem procurar o CRAS do bairro e apresentar: laudo médico que comprove o TEA; documentos pessoais; e comprovante de endereço. O material é entregue gratuitamente, mediante conferência da documentação pela equipe de assistência social.

A FASPG também irá disponibilizar o material para ser distribuído pelo CIAC Superação, na Rua Ermelino de Leão – ao lado do Ginásio Jamal Farjallah Bazzi.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia