CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Município garante certidões de adimplência junto ao Estado e União

11 de Outubro de 2017 às 04:43

Município garante certidões de adimplência junto ao Estado e União
Arquivo A1
Com certidões liberatórias, Município fica apto para firmar novos convênios junto ao Tribunal de Contas e CAUC Federal

Após a prestação de informações do Município junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa recebeu a certidão liberatória para o recebimento de recursos públicos, mediante convênio, termo de parceria ou contrato de gestão. Além desta certidão, o Município também está adimplente junto ao Governo Federal, Atendendo aos requisitos fiscais do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC). Essas certidões garantem que sejam firmados novos convênios para o repasse de recursos ao Município.

“A administração municipal estava muito tranquila quanto a liberação desta certidão, emitida na noite de segunda-feira (9), porque temos conhecimento sobre os trâmites para obter a certidão e garantir novos convênios junto ao Governo do Estado. As emendas de convênios anteriores estiveram garantidas até esta liberação, representando restrição apenas para novos convênios. Agora, adimplentes com os governos Estadual e Federal, o Município pode buscar por qualquer repasse de recursos”, explica o secretário municipal de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski.

O prefeito Marcelo Rangel destacou a responsabilidade do Município em cumprir as determinações legais. “Estar adimplente com os governos Estadual e Federal mostra a responsabilidade com que estamos trabalhando, em conjunto entre todas as secretarias, para ficarmos em dia com estes órgãos. Estamos trabalhando constantemente para que o Município permaneça com suas certidões e garanta o repasse de recursos. Estamos satisfeitos em ter garantido essa liberação agora próximo ao final de ano, quando as emendas parlamentares costumam ser destinadas aos municípios”, avaliou Rangel. A estimativa é que a certidão liberatória garanta o repasse de aproximadamente R$ 7 milhões em emendas parlamentares.

Para obter a liberação junto ao Tribunal de Contas, o Município baixou o índice de despesa com pessoal para 53,68%, abaixo do limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O trabalho da administração municipal pela baixa nesse índice é constante e vem sendo buscado através do corte de horas extras, revisão das Funções Gratificadas, diminuição da contratação de comissionados, que representam cerca de 4% do total da folha de pagamento, e ainda o aumento da Receita Corrente Líquida, com a recuperação de valores devidos ao município. Em 2017, por exemplo, a inadimplência com IPTU e taxa de lixo chega a R$ 50 milhões.

Ponta Grossa é hoje um dos poucos municípios no Brasil que está adimplente com o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), onde a administração presta informações fiscais, contábeis e financeiras sobre a gestão.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia