CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Miguel Sanches é reeleito Reitor da UEPG com 56,98% dos votos

14 de Abril de 2022 às 04:00

Miguel Sanches é reeleito Reitor da UEPG com 56,98% dos votos
Texto: Cristina Gresele, Jéssica Natal, Julio César Prado e William Clarindo | Fotos: Cristina Gresele
Os professores Miguel Sanches Neto e Ivo Mottin Demiate, da Chapa 2 – ‘Sempre UEPG’, venceram as eleições à Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com 56,9% dos votos. 

A apuração aconteceu na noite desta quarta-feira (13), no Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas. O reitor reeleito, professor Miguel Sanches Neto, celebra a vitória e firma o compromisso com a comunidade universitária. “Essa foi uma vitória da organização da Universidade. Nos últimos quatro anos, nós fizemos uma revolução em várias áreas e o resultado está aí, a comunidade reconhecendo tudo o que foi feito em prol da Universidade. Os próximos anos serão de continuação no trabalho a favor da comunidade interna e externa”, afirma.

“Foi uma campanha breve e não paramos nenhum minuto de conversar com todos os extratos da comunidade acadêmica”, salienta o vice-reitor eleito Ivo Mottin Demiate, que agradece a comunidade acadêmica por ter aceitado as propostas de sua chapa. “Nossas propostas atravessam muitos âmbitos, mudanças e desafios. Agora, esperamos ter o tempo necessário para planejarmos as ações que não pudemos na primeira gestão. Estamos muito animados para executar essas propostas como o planejado e forma prevista”, adiciona.

A eleição aconteceu nesta quarta-feira para alunos, docentes e servidores dos campi presenciais. No último sábado (09), alunos da educação a distância e do polo presencial de Telêmaco Borba participaram da votação.

[caption id="attachment_70258" align="alignnone" width="768"] Fotos: Cristina Gresele[/caption]

Números

No total, 13.288 pessoas da comunidade universitária estavam aptas a votar – 11.267 dos Campus Central, Uvaranas e Hospital Universitário e 1.704 dos polos de educação a distância de Telêmaco Borba. A porcentagem que deu vitória à Chapa 2 – ‘Sempre UEPG’ é referente à fórmula que atribui pesos equivalentes aos votos de cada segmento da comunidade universitária (docentes, agentes universitários e alunos). Pelo valor numérico, a Chapa 1 conquistou 758.3 votos (43,1%) e a Chapa 2 levou 1004.4 votos (56,9%).

Ainda foram registrados 28 votos brancos e 73 nulos. De 13.288 eleitores, 3.693 foram às urnas, o que representa uma taxa de 72,2% de abstenções. Dessa taxa, 9.595 são abstenções de alunos, já que o voto para este segmento é facultativo, enquanto que para docentes e agentes universitários, o voto é obrigatório.

Na estratificação da votação, por segmento, 256 docentes votaram na Chapa 1 e 514 escolheram a Chapa 2. Optaram pelo voto em branco 12 professores e 37 anularam o voto. De 938 professores aptos a votar, 819 foram às urnas. Nos votos válidos, o percentual foi de 33,2% a 66,8% pró Chapa 2.

Entre os agentes universitários, a Chapa 1 conquistou 456 votos; enquanto que a Chapa 2 obteve 453 votos. De 1021 aptos ao voto, compareceram aos locais de votação 940 servidores. As abstenções somaram 81 eleitores, com 14 votos em branco e 16 votos nulos. Dos votos válidos, a Chapa 1 ficou com 50,2% dos votos e a Chapa 2 ficou com 49,8%.

Os alunos registraram alto índice de abstenções. De 11328 alunos aptos a votar, 1934 exerceram o direito – a abstenção chegou a 82,9%. Nesta categoria, a Chapa 1 obteve 1007 votos e a Chapa 2, 806 votos. Dos votos válidos, 52,9% foram para ‘UEPG: o importante é você’ e 47,1% para ‘Sempre UEPG’. Ainda, 02 estudantes optaram pelo voto branco e 20 anularam o voto.

Trabalho

A votação aconteceu por meio do sistema eletrônico desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Este foi o quinto processo eleitoral para a Reitoria em que o sistema foi utilizado. O diretor do NTI e membro da comissão eleitoral, Luiz Gustavo Barros, destaca a confiabilidade do sistema eleitoral. “O sistema de votação e apuração vem sendo usado desde 2006 e é constantemente aprimorado. Além do processo para a reitoria, o sistema é também utilizado em diversos processos eleitorais da instituição. O sistema é confiável, completamente auditável e seu projeto contempla e garante duas condições primordiais das eleições: a não identificação do eleitor e a inviolabilidade do voto”, afirma.

O presidente da comissão eleitoral, João Irineu Miranda, enfatiza o significado das eleições para a comunidade. “O processo de consulta da comunidade universitária para eleição do reitor e vice-reitor da UEPG significa valorizar a vivência democrática dentro do ambiente universitário”, expressa. Miranda ressalta a importância de aprimorar cada vez mais as tecnologias para este momento. “Neste ano, o processo de consulta evidenciou a necessidade de atualizar as nossas disposições tecnológicas internas sobre a escolha de reitor e vice-reitor”, completa.

“Nós mesários encaminhamos ainda hoje todos os envelopes dos relatórios e impressão dos votantes para a Comissão”, explica a servidora Gilmara de Cássia Ventura. A mesária atuou no Bloco A, Campus Central, pela manhã. “É a primeira vez que participo e está sendo uma experiência excelente. É uma alegria participar e ver a motivação do pessoal sobre processo democrático. A gente fica feliz em ver as pessoas assim”, completa.

O professor Carlos André Stuepp atuou como mesário no auditório do PDE e aponta que, na sala em que atuou, grande parte dos eleitores garantiu o direito ao voto ainda pela manhã. “Por um breve momento, tivemos um pequeno lapso de rede, mas foi tudo tranquilo, o pessoal do NTI veio, resolveu o problema, e a votação seguiu normalmente. Tudo ocorreu tranquilamente para os servidores votarem”, pontua.

Nova fase

De acordo com o calendário eleitoral, a partir desta quinta-feira (14), até às 23h59 do dia 19 de abril, transcorre o prazo para o pedido de recurso endereçado ao Conselho Universitário (COU). Em 26 de abril, se for o caso, a Comissão Eleitoral encaminhará ao COU os dados e mapas das urnas, além de um parecer sobre a procedência ou improcedência das eventuais impugnações formuladas.

O Conselho fará a apreciação da decisão dos eventuais recursos interpostos em 28 de abril, para apreciação e decisão sobre eventuais recursos interpostos e/ou homologação do resultado da consulta para escolha do reitor e vice-reitor. O resultado com os nomes dos integrantes da chapa vencedora será encaminhado ao governador do Estado para a nomeação dos cargos.

O documento com o espelho de urna e dados de votação para cada chapa pode ser conferido aqui: Resultado Final – Eleições UEPG.

 

da assessoria

Galeria de Imagens:

Publicidade

Leia também

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia