CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Governador determina auditoria na folha de pagamentos do Estado

22 de Janeiro de 2019 às 16:43

O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou a contratação de uma auditoria externa, por meio de pregão eletrônico, para avaliar as folhas de pagamento dos servidores ativos do Poder Executivo e inativos da Paranaprevidência, de todos os Poderes. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22), no Palácio Iguaçu, pouco antes da reunião de trabalho com o secretariado.

Ratinho Junior disse que o propósito da auditoria é revisar os gastos e detectar eventuais pagamentos em duplicidade, horas extras pagas sem direito, questões de pensões, pagamento a pessoas já falecidas, entre outras situações que podem ocorrer. “É um pente fino. A ideia é poder ser justo com quem trabalha direito e acabar com as injustiças”, afirmou.

A contratação da auditoria será feita pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Segundo o governador, com base em dados de outros estados que adotaram a medida, há uma estimativa de equívocos de 2% na folha de pagamento, mas o percentual exato só será conhecido após a avaliação final.

A medida atinge os 175 mil servidores ativos e 122 mil inativos. A folha de pagamento mensal do Poder Executivo é de R$ 1,2 bilhão para ativos e R$ 700 milhões para inativos (aposentados e pensionistas). A expectativa do governo é de que os trabalhos comecem nos próximos 60 dias e que alguns relatórios sejam entregues ainda no primeiro semestre, principalmente o de comparação entre a base cadastral da folha da Paranaprevidência e o cadastro de óbitos, a análise da frequência dos servidores nas secretarias e o pagamento de horas extras.

AUDITORIA – O escopo mínimo do pregão prevê, no caso da folha de funcionários ativos, a avaliação dos procedimentos de controle de acesso ao sistema de gestão de folha de pagamento; dos procedimentos de controle de frequência; do pagamento das horas extras; dos acúmulos de cargos e dos pagamentos retroativos por promoção e progressão.

Em relação à folha dos inativos, a empresa vencedora do pregão deverá fazer a avaliação do cálculo de benefícios (inclusive no que diz respeito ao teto remuneratório), dos descontos, das compensações previdenciárias com o Regime Geral de Previdência Social, dos procedimentos de recadastramento da Paranaprevidência, além da revisão das pensões concedidas às filhas maiores solteiras e filhos universitários e da existência de beneficiários falecidos que permanecem na folha de pagamento.

SECRETARIADO – O governador comandou nesta terça-feira a terceira reunião de secretariado, destacando a importância destes encontros de trabalho para alinhamento das informações dentro da equipe.

O secretário de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, fez uma apresentação das ações da pasta nestas primeiras semanas de governo. Ele destacou cinco ações prioritárias que estão a cargo da secretaria. Uma delas é a formatação do projeto de reforma administrativa, que reduzirá de 28 para 15 o número de secretarias de Estado.

Jorge também ressaltou a organização da prestação de contas do governo, referente a 2018, que precisa ser concluída até março para entrega aos órgãos de controle. Outras atividades realizadas pela equipe de planejamento são a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e o acompanhamento das operações de crédito realizadas pelo Estado.

O secretário também destacou que o governo aguarda a aprovação, em redação final, do projeto de lei que trata de Parcerias Público-Privadas (PPP) para dar sequência à regulamentação da nova legislação, que permitirá atrair investimentos ao Estado.

LÍDER – Indicado como líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Hussein Bakri, também fez uma explanação do trabalho que será realizado junto à base parlamentar do governo a partir de fevereiro, quando se inicia uma nova legislatura.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia