CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Política

Audiência pública debate taxa de ocupação e permeabilidade do solo na área industrial 

25 de Novembro de 2025 às 17:56

Audiência pública debate taxa de ocupação e permeabilidade do solo na área industrial 
Setor discute a possibilidade de aumento das taxas. Audiência segue aberta para participação por mais 5 dias 

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) realizou, nesta terça-feira (25), uma audiência pública que debateu a possibilidade de adequações da taxa de ocupação e permeabilidade do solo na área industrial em Ponta Grossa. Proposta pelo vereador Leandro Bianco (Republicanos), a audiência contou com a presença de autoridades e representantes dos setores industrial e imobiliário.   

Atualmente, a taxa de ocupação do solo é de 60%, já a de permeabilidade é de 25%. Ambas as taxas foram aprovadas recentemente na Câmara Municipal e sancionadas pelo Poder Executivo, mediante legislação que revisa o Plano Diretor do município.   

Proponente da audiência, o vereador Leandro Bianco (Republicanos) destacou que há uma necessidade de revisão das taxas. "Antes de propor essa audiência estive em contato com diversos empresários da nossa cidade, que explicaram a necessidade de aumento da taxa de ocupação do solo, pensando na ampliação de suas empresas. O município está crescendo, muitas empresas estão investindo em nossa cidade, então precisamos pensar a longo prazo, na continuidade dessas indústrias", disse o parlamentar.   

A Secretária de Indústria e Comércio, Faynara Merege reforçou que o aumento é uma demanda constante do setor industrial e imobiliário. "Desde o começo do ano recebemos essa demanda dos empresários, muitos deles já em processo de expansão, mas que não podem ampliar suas empresas por falta de terrenos próximos. Na secretaria já estamos com análises técnicas em andamento para estudar a viabilidade do aumento das taxas, então acredito que a partir dessa discussão de hoje teremos outras conversas sobre o tema e ficamos disponíveis para contribuir tecnicamente", falou a secretária.   

Presente no debate, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPLAN), Rafael Mansani, ponderou a possibilidade de aumento das taxas. "Não podemos comparar Ponta Grossa com outras cidades que foram planejadas. Antes de pensar nesse aumento, precisamos considerar a drenagem do solo, pois todas as modificações que fizermos terão impacto direto nos rios que passam pela cidade. Recentemente, depois de muitos anos, a Câmara conseguiu aprovar um Plano Diretor que atendesse mais a população, com uma nova tabela de parâmetros urbanísticos, mas nós ainda não sabemos os impactos que essas mudanças vão trazer para a drenagem urbana", afirmou Mansani.    

Ao final da audiência, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), Julio Kuller (MDB), sinalizou que o debate segue em aberto por mais 5 dias, para que interessados e representantes do setor industrial e imobiliário possam procurar o Legislativo e autoridades envolvidas para dialogar sobre o tema.   

 

 

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

2.

Prefeitura anuncia nova frente de asfalto para o Núcleo Santa Tereza

3.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

4.

Mala com R$ 1,7 milhão é interceptada a caminho de Brasília

5.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

6.

Prefeitura abre cadastramento de condomínios para aprimorar a coleta seletiva em Ponta Grossa

7.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

8.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

9.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

10.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia