CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

Servidor da Sanepar é preso por desviar 215 mil e usar atestados médicos falsos para encobrir o crime em PG 

19 de Junho de 2025 às 06:18

Servidor da Sanepar é preso por desviar 215 mil e usar atestados médicos falsos para encobrir o crime em PG 
Imagem e informações PCPR
A Polícia Civil do Paraná prendeu, na tarde desta quarta-feira (18/06/2025), um funcionário concursado da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), de 35 anos de idade, suspeito de implementar um esquema fraudulento que causou prejuízo de R$ 215.430,92 à empresa de economia mista. As investigações, conduzidas pelo 2º Distrito Policial de Ponta Grossa, revelaram que o suspeito se valeu de um método sofisticado e da quebra de confiança para cometer os crimes ao longo de quatro meses. 

O esquema criminoso era executado de maneira meticulosa. Aproveitando-se de sua condição de funcionário e do acesso privilegiado ao sistema informatizado da Sanepar, o homem realizava devoluções fictícias e indevidas de valores, direcionando todo o montante para uma conta bancária de sua titularidade. 



Para encobrir suas ações e dificultar o rastreamento, o investigado utilizava um método ainda mais grave: abusava da confiança que lhe foi depositada pela Administração Pública para acessar e desbloquear, de forma indevida, as senhas de acesso de outros funcionários que estavam ausentes por motivos legais. Após utilizar as credenciais dos colegas para executar as operações fraudulentas, ele bloqueava novamente as senhas para ocultar sua atividade criminosa. Apenas três funcionários da empresa, incluindo o investigado, possuíam permissão para realizar tal desbloqueio, privilégio que foi criminosamente explorado. 

Paralelamente, para justificar suas ausências e facilitar a execução dos crimes, o funcionário desenvolveu um esquema secundário de falsificação, apresentando múltiplos atestados médicos falsos. Demonstrando a premeditação, foram encontrados no computador pessoal do investigado arquivos com modelos editáveis de atestados médicos, prontos para serem usados. 

Após a descoberta da fraude, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, pela quebra de seus sigilos bancário e fiscal e pelo sequestro de bens e valores para garantir a reparação do dano ao erário. As medidas foram deferidas pela Justiça e o funcionário foi preso preventivamente.  

O inquérito policial será concluído nos próximos dias e encaminhado ao Ministério Público para adoção das providências cabíveis. 

 
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia