CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

Operação da Polícia Civil mira crime de pirataria em Ponta Grossa 

27 de Novembro de 2025 às 06:23

Operação da Polícia Civil mira crime de pirataria em Ponta Grossa 
Foto: Fpabio Dias/EPR
Polícia civil deflagra ação contra pirataria em apoio a operação 404, realizada em todo território nacional 

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da equipe do Setor Operacional da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) uma operação de combate à pirataria digital. A ação faz parte de um esforço coordenado em apoio à " Operação 404 ", mobilização nacional articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e NUCIBER (PCPR) contra crimes cibernéticos e violação de direitos autorais. 

Os policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência de dois suspeitos, localizada no município de Ponta Grossa. O objetivo principal da diligência foi a apreensão de aparelhos eletrônicos, como computadores e smartphones, que passarão por perícia técnica. A análise desses dispositivos visa coletar provas digitais que robustecem o Inquérito Policial e ajudem a identificar a extensão total da atividade ilícita e eventuais coautores. 




Investigação e Modus Operandi

A investigação, que contou com suporte de informações técnicas do Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB/MJSP), identificou que os investigados mantinham um site de comércio eletrônico dedicado à venda ilegal de licenças de jogos digitais, especificamente para consoles PlayStation (Sony). 

O esquema consistia na comercialização não autorizada de "contas primárias" e "contas secundárias", onde o consumidor recebia logins e senhas para baixar os jogos no disco rígido do videogame, pagando valores muito inferiores aos praticados no mercado oficial. Essa prática configura violação de direito autoral (pirataria), gerando prejuízos à indústria de jogos e riscos aos consumidores. 

As apurações apontaram que a atividade gerava lucros expressivos . Dados levantados durante a investigação revelaram que uma das contas bancárias vinculadas ao esquema possuía limites de movimentação incompatíveis com uma atividade lícita de pequeno porte, chegando a um limite mensal de saque na casa dos milhões de reais, o que demonstra o alto volume financeiro movimentado pela pirataria digital. 

Retirada do Site do Ar 

Além das buscas e apreensões, a Polícia Civil representou junto ao Poder Judiciário pela imediata retirada do site do ar. A medida cautelar visa cessar a atividade criminosa instantaneamente, solicitando o bloqueio do domínio junto aos provedores de internet e a desindexação do endereço eletrônico nas principais ferramentas de busca (como Google e Bing), impedindo que novos consumidores tenham acesso ao conteúdo ilegal. 

A Polícia Civil alerta que a aquisição de produtos piratas, além de fomentar o crime organizado e a evasão fiscal, expõe os usuários a riscos de segurança digital, como o roubo de dados pessoais e golpes . 
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia