CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

TJPR reconhece uniões estáveis homoafetivas “post-mortem”

30 de Junho de 2025 às 07:26

TJPR reconhece uniões estáveis homoafetivas “post-mortem”
Foto: Projeto Beta


Ações que pediam reconhecimento de união estável após a morte tiveram requisito de publicidade flexibilizado


O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) reconheceu a união estável “post-mortem” de casais homoafetivos. Um dos casos foi julgado na Vara de Família e Sucessões de Umuarama e dois recursos foram analisados na 11ª Câmara Cível. Amparados pela Lei nº 9.278/96, nas três ações os relatores consideraram relativizar a necessidade de tornar pública a união estável, considerando, como explicou a desembargadora Lenice Bodstein, que “diante da notória e lamentável discriminação e marginalização social das relações homoafetivas, é fundamental que o requisito da publicidade seja observado pelo julgador sob uma ótica menos rigorosa do que como ocorre em relações heterossexuais”.

A união estável homoafetiva como núcleo familiar é realidade no Brasil a partir do julgamento do Supremo Tribunal Federal em 05 de maio de 2011 (Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI - 4.277 e Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF – 132). Para o desembargador Ruy Muggiati, da 11ª Câmara Cível, ao considerar “as peculiaridades do contexto social em que se encontram inseridos, é cabível a flexibilização do requisito da publicidade na ação de reconhecimento de união estável”.

Flexibilização do requisito de publicidade 

Na ação julgada em Umuarama, a juíza Márcia Andrade Gomes declarou a existência de união estável por sete anos, determinando a partilha dos bens e a nomeação do companheiro como inventariante do espólio do falecido. No recurso analisado pelo desembargador Ruy Muggiati, “infere-se dos autos que, em princípio, não há discussão acerca da existência de relação amorosa entre a autora e a falecida e o fato de residirem juntas, incidindo a controvérsia apenas no que concerne à publicidade da relação e à intenção de constituir família”. No seu voto, é evidente a configuração da união estável pelas provas apresentadas e que o fim do casamento anterior foi causado justamente pela descoberta da homossexualidade da falecida. “Nesse contexto, em que a questão da sexualidade homoafetiva ainda é vista com ressalvas pela sociedade, vislumbrou-se que ela sequer havia sido tratada junto aos filhos da falecida.”

No recurso analisado pela desembargadora Lenice Bodstein, o testemunho de vizinhos foi essencial para comprovar que os dois companheiros viveram juntos até a morte e que o parceiro sobrevivente não “mediu esforços para dispender cuidados com o companheiro, acompanhando-o em consultas, ministrando diariamente suas medicações e sua dieta alimentar”. No processo ficou comprovado que o casal comprou junto um carro, viveu na mesma casa por anos, adotou uma gata, fez reformas e construiu um aquário. O falecido era militar e, por isso, como consta na decisão, “a publicização da união necessitou também sofrer restrições dentro do contexto laboral no serviço militar, assim como uma parcial ocultação no ambiente familiar preexistente”.

 

da assessoria

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

2.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

3.

Mala com R$ 1,7 milhão é interceptada a caminho de Brasília

4.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

5.

Prefeitura abre cadastramento de condomínios para aprimorar a coleta seletiva em Ponta Grossa

6.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

7.

Prefeitura anuncia nova frente de asfalto para o Núcleo Santa Tereza

8.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

9.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

10.

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia