CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Serviço Família Acolhedora realiza capacitação e mobilizações

26 de Setembro de 2017 às 16:15

Primeiras famílias habilitadas para participar do serviço iniciaram capacitação. Outros segmentos estão sendo mobilizados para aumentar adesão

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, está dando andamento a aplicação do serviço ‘Família Acolhedora’, que tem a proposta de garantir acolhimento familiar provisório para crianças e adolescentes que estão temporariamente afastados do convívio familiar, garantindo a vivência de um saudável acolhimento familiar até que seja definida a condição do jovem em caráter permanente, com a reintegração familiar ou a adoção. No final de semana, foi realizada a primeira capacitação de um grupo de pessoas interessadas em participar. Na tentativa de garantir um número ainda maior de interessados, o serviço também organizou uma mobilização na tarde de hoje (25) com segmentos religiosos. A proposta é que o serviço seja difundido nas respectivas comunidades religiosas, atraindo mais interessados.

Atualmente, o município de Ponta Grossa conta com cerca de 90 crianças em acolhimento institucional, nas entidades Pequeno Anjo, Apam, Francisclara, João XXIII e a Central Provisória. Estão habilitadas para este programa apenas as crianças e adolescentes afastadas temporariamente do convívio familiar, não aquelas que estão aguardando adoção permanente. Com isso, a proposta é minimizar o período em que estas crianças e adolescentes passam em acolhimento institucional. A longo prazo, a proposta é que as instituições no município trabalhem apenas com o contraturno social, sem a necessidade de acolhimento.

“Estamos trabalhando nestas duas frentes, já capacitando as famílias selecionadas e tornando-as habilitadas para participar do serviço, além de organizar mobilizações para atrair mais interessados. O encontro que tivemos hoje com segmentos religiosos visa informar sobre o programa para estas comunidades, onde podemos encontrar mais famílias com desejo de aderir e transformar a vida dessas crianças”, apontou a coordenadora do serviço, Lucélia Andrade Schmigel. Outras mobilizações como esta devem ser realizadas em breve.

Podem participar do serviço de acolhimento familiar casais ou pessoas solteiras de 25 a 65 anos, que possuam renda comprovada, sem antecedentes criminais e atestado de saúde mental. Os interessados serão avaliados pela equipe técnica do serviço, inserido na Gerência de Proteção Social Especial (GPSE) da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebendo parecer social e psicológico. Para mais informações, basta entrar em contato com a equipe técnica através do 3026-9572.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia