CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Santa Catarina sofre com fortes chuvas: seis municípios decretam situação de emergência

17 de Janeiro de 2025 às 04:59

Santa Catarina sofre com fortes chuvas: seis municípios decretam situação de emergência
Praias de Bombinhas Santa Catarina

O número de desalojados já chega a 180, com os maiores índices registrados em Camboriú 100, Porto Belo 30 e Itapema 50.Foto:Jonatã Rocha / Secom


A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram diversas regiões do estado na última quinta-feira. O governador Jorginho Mello, acompanhado pelo Secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, esteve hoje na sede da Defesa Civil para acompanhar a situação e reforçar o apoio aos municípios afetados. Até o momento, cinco cidades decretaram situação de emergência: Balneário Camboriú, Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu e Florianópolis. O número de desalojados já chega a 180, com os maiores índices registrados em Camboriú 100, Porto Belo 30 e Itapema 50.


“Foram muitos municípios atingidos e nós estamos desde a manhã desta quinta-feira cuidando das pessoas, prestando o socorro, em encontro dos prefeitos para fazer tudo o que for preciso para quem está precisando nesse momento. O número não foi tão grande de desalojados e desabrigados, é por isso que a gente está no caminho certo, a gente tem que proteger. É por isso que a Secretaria é Proteção e Defesa Civil”, disse Jorginho Mello.


“Estamos trabalhando de forma coordenada com os municípios para oferecer todo o suporte necessário. A prioridade é proteger as vidas e minimizar os danos à população afetada”, afirmou Fabiano de Souza, Secretário da Proteção e Defesa Civil.


Estragos e desabrigados


Na Grande Florianópolis, muitos municípios foram atingidos. Alagamentos generalizados afetaram as regiões norte, leste e sul da Ilha de Florianópolis, além dos municípios vizinhos de Tijucas e Canelinha. Governador Celso Ramos foi um dos mais atingidos, com 16 bairros comprometidos. A Defesa Civil local informou que parte da estrutura do Quartel do Corpo de Bombeiros foi danificada, dificultando o atendimento na região. Diversas quedas de muros e árvores em áreas de encostas isolaram comunidades, principalmente as de pescadores.


Em Tijucas, a cidade decretou situação de emergência após a paralisação do tráfego urbano devido aos alagamentos. Florianópolis também enfrentou alagamentos severos, principalmente no norte e sul da ilha, onde a combinação de maré e chuvas intensas causou transtornos, inclusive nos hospitais da região.A capital também sinalizou decreto de emergência.


Deslizamentos e alagamentos no Litoral Norte


Em Camboriú, dois abrigos foram montados para abrigar 100 pessoas afetadas pelas chuvas, e o município também decretou situação de emergência. Em Balneário Camboriú, apesar de ainda estar em fase de resposta, o município já recebeu apoio das equipes da Defesa Civil para lidar com os danos.


Porto Belo e Itapema enfrentam uma situação delicada, com a retirada de moradores das áreas de risco em andamento. Em Itapema, três pontes foram comprometidas, e cerca de 50 pessoas estão abrigadas. Embora muitos moradores tenham sido deslocados para casas de familiares, a situação ainda requer atenção, e ambos os municípios devem decretar situação de emergência em breve.


Previsões meteorológicas indicam mais chuvas


A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que as chuvas persistentes devem continuar nas próximas horas, com risco alto de alagamentos e enxurradas no litoral, especialmente na Grande Florianópolis, no Médio e Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte. A previsão é de que, a partir da tarde desta sexta-feira ,17, a formação de temporais isolados pode provocar raios, rajadas de vento e até granizo. Os efeitos devem ser mais intensos entre os Planaltos e Litoral, aumentando o risco de destelhamentos e danos à rede elétrica.


Diante da previsão de mais chuvas, o governador voltou a reforçar a importância de a população estar atenta aos alertas e orientações dos órgãos oficiais do Governo do Estado. “Vai continuar tendo perigo nas encostas, porque foi muita chuva, encharcou o solo e há risco de deslizamentos. Então eu quero pedir a todas as pessoas que fiquem vigilantes, fiquem ligadas às informações atualizadas pelos órgãos credenciados”, orienta o governador do Estado.


“Estamos preparados para agir rapidamente em cada município, fornecendo assistência às vítimas das chuvas. Nossa prioridade é garantir a segurança da população e a recuperação das áreas afetadas”, afirmou Fabiano de Souza, Secretário da Proteção e Defesa Civil.


Com a diminuição da intensidade das chuvas durante a noite de sexta-feira, as condições climáticas devem melhorar em todo o litoral, mas o alerta permanece para os próximos dias.


A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue empenhada no monitoramento das áreas afetadas e no envio de equipes para ajudar os municípios no levantamento dos danos e na organização de ações de rescaldo. A população é orientada a seguir as recomendações das autoridades locais e a se deslocar para áreas seguras.


Informações adicionais para a imprensa:ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia