CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Reunião marca a retomada de ações do Projeto de Revitalização da Rua da Estação, em Ponta Grossa

Ações devem beneficiar empresas que estão na região do Quadrilátero Histórico; Sebrae/PR vai qualificar empresários por meio de cursos e workshops

20 de Julho de 2017 às 09:06

Lideranças empresariais e políticas participaram nesta terça-feira (18), no Escritório Regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa, de uma reunião técnica que marcou a retomada dos trabalhos do Projeto de Revitalização da Rua da Estação, que compreende a região do “Quadrilátero Histórico”. O projeto tem como objetivo promover ações que reflitam no aumento da competividade das empresas, transformando o espaço em referência em compras, lazer e convivência da cidade.

O projeto tem envolvimento de entidades como a Fecomércio PR, Sebrae/PR, Sesc, Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), Sesc, Senac, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), RPC, Câmara da Mulher Empreendedora, Conselho Municipal de Segurança, Rede Gastronômica e Prefeitura de Ponta Grossa.

Além da revitalização, a região também será beneficiada com a restauração da antiga estação ferroviária, a Estação Saudade, que era ponto de chegada na cidade e foi construída no final do século XIX. A restauração do espaço faz parte de um acordo entre a Prefeitura de Ponta Grossa e Fecomércio PR. O local funcionará como um centro cultural, abrigando um café-escola do Senac e uma cozinha pedagógica para a realização de cursos de gastronomia. O espaço será utilizado ainda para atrações culturais, como oficinas, cursos e workshops.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Darci Piana, ressaltou a importância do empresariado em compreender e integrar a iniciativa, bem como ser estimulado a ter uma boa gestão de seu negócio.

“A revitalização da Estação Saudade vai aumentar o trânsito de pessoas na região, não somente moradores de Ponta Grossa, mas também turistas. É fundamental que os empresários se estimulem para aprender mais e oferecer mais qualidade no atendimento, produtos e serviços”, reforçou Darci Piana.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, ressaltou a importância das parcerias para que as ações de revitalização sejam efetivadas. Ele lembrou que a parceria com a Fecomércio PR para a revitalização de espaços comerciais começou em 2008, em Curitiba, com o Paço da Liberdade. “Naquela ocasião fomos convidados pela Fecomércio para trabalhar com ações que promovessem o desenvolvimento e melhorias das empresas que estavam no entorno do Paço”, disse.

Hoje, já são 10 projetos de revitalização desenvolvidos no Estado pela Fecomércio PR e Sebrae/PR, alguns concluídos e outros em fase de execução. Em Ponta Grossa, o Sebrae/PR tem o papel de fortalecer as empresas que estão na região do “Quadrilátero Histórico”, com a oferta de consultorias, cursos e workshops, que acontecem de agosto a novembro de 2017. Empresas interessadas no programa podem entrar em contato com o Sebrae/PR, por meio do telefone (42) 3228-2500. As vagas são limitadas.

“A empresa melhor capacitada, com uma boa gestão, vitrine atraente e um bom atendimento conquista e fideliza clientes. Esse movimento de melhoria no negócio, somado ao aspecto histórico e a intervenções de urbanismo, cria um espaço ideal de compras e convivência. Para que isso aconteça, é fundamental a união de esforços”, ponderou Tioqueta.

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, aproveitou a ocasião para sancionar a Lei nº 12.840, que dispõe de benefício fiscal para empreendimentos comerciais do ramo de restaurantes localizados na Rua da Estação. A lei é uma forma de fomentar o desenvolvimento econômico e urbano da região, delimitada pelo Decreto Municipal nº 11.436/2016.

A partir de agora, restaurantes que se instalarem na Rua Fernandes Pinheiro, em imóvel próprio ou locado, poderão solicitar isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – desde que se enquadrem nas especificações previstas na legislação. O prazo de concessão será de cinco anos, podendo ser ampliado por mais cinco anos.  “Queremos mostrar o potencial cultural do Quadrilátero Histórico e transformá-lo em um símbolo da nossa cidade”, ressaltou.

A próxima reunião com a governança que acompanha o Projeto de Revitalização da Rua da Estação está agendada para o dia 2 de agosto, para o encaminhamento de novas ações. O encontro será no escritório regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia