CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Prefeitura e Copel realizam ações para remover cabos irregulares

18 de Agosto de 2025 às 17:24

Prefeitura e Copel realizam ações para remover cabos irregulares
Funcionários da Copel fazem a retirada de fios sem utilidade dos postes no bairro Santa Paula.
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) estão realizando ações para a retirada de cabos sem uso da rede de postes do município. São fiações instaladas por diversas empresas e que perderam sua serventia, mas permaneceram nos locais, causando poluição visual e outros transtornos.

Desde esta segunda-feira (18), equipes da empresa estão colocando em prática uma “limpeza” nessas fiações. Os serviços começaram na Rua Nicolau Klüppel Neto – principal via do Núcleo Santa Paula. Durante a semana, também serão visitados os postes localizados nas avenidas Dom Pedro II, Ernesto Vilela e João Manoel dos Santos Ribas, e nas ruas Maurício de Nassau, Rio de Janeiro e Balduíno Taques, além da Travessa Santa Cruz. Outras vias serão contempladas nos próximos dias.

As atividades são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. “Esta é uma demanda da população à qual estamos atentos e contamos com a parceria da Copel e das demais empresas usuárias da rede de cabeamento aéreo para que seja regularizada. Reduzir a poluição visual e retirar cabos inservíveis, que podem causar riscos, é uma ação extremamente necessária”, considera o secretário Eduardo Marques.

Segundo números da Copel informados à Prefeitura, a companhia realizou, contra as empresas que utilizam o sistema de fiação aérea, um total de 158 notificações de risco e irregularidade em relação aos cabeamentos da rede em 2025.

A intervenção, visando à segurança e à melhoria da paisagem urbana, é orientada pela Copel, em parceria com a Prefeitura e com a participação das operadoras de telecomunicações e dados que atuam na cidade.

“É muito importante a parceria com as prefeituras nesse processo que visa à segurança da população e que contribui para a melhoria da paisagem urbana. A Copel, que compartilha os postes com as operadoras de telecom e dados, atua para que as normas técnicas de organização de cabeamento sejam cumpridas”, afirma o gerente de Compartilhamento de Estruturas da companhia, Fabrício Salmazo.

Responsabilidades
Cabe às operadoras de telecom a responsabilidade sobre a manutenção da fiação telefônica dentro dos padrões, conforme determina a legislação federal que rege o tema, em resoluções conjuntas das agências Aneel e Anatel.

As distribuidoras de energia elétrica, como a Copel, atuam na fiscalização e notificação das empresas e são autorizadas a fazer a retirada imediata da fiação em casos que representem risco à população.

A Copel alerta que, por segurança, a população não deve tocar em cabos soltos, sob nenhuma hipótese. Situações de instalações em desacordo ou que ofereçam riscos às pessoas devem ser comunicadas à Copel, pelo telefone 0800 51 00 116.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

2.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

3.

Mala com R$ 1,7 milhão é interceptada a caminho de Brasília

4.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

5.

Prefeitura abre cadastramento de condomínios para aprimorar a coleta seletiva em Ponta Grossa

6.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

7.

Prefeitura anuncia nova frente de asfalto para o Núcleo Santa Tereza

8.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

9.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

10.

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia