CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Prefeitura abre chamada para compra de alimentos de agricultores familiares

12 de Maio de 2025 às 13:36

Prefeitura abre chamada para compra de alimentos de agricultores familiares
imagem ilustrativa/Freepik
A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, está ampliando seu compromisso com a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar por intermédio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa, uma iniciativa do Governo Federal, visa promover o desenvolvimento rural, gerar renda no campo e garantir alimentos saudáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O PAA funciona por meio da compra direta de alimentos produzidos por agricultores familiares, sem a necessidade de licitação. Os produtos são destinados a instituições públicas e entidades sociais que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar.

“Com esta iniciativa, reafirmamos nosso papel na promoção da cidadania e no enfrentamento das desigualdades sociais, unindo esforços do poder público, agricultores e instituições sociais em prol de uma cidade mais justa e solidária”, afirma a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Camila Calisto Sanches.

Quem pode participar do PAA?

De acordo com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, poderão participar da Chamada Pública agricultores familiares e demais beneficiários conforme a Lei nº 11.326/2006, desde que atendam a critérios específicos, como ser fornecedor individual com CAF. A prioridade de seleção será para projetos de fornecedores locais, com pelo menos 50% de mulheres, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas, regionais e, por fim, estaduais.

Os interessados em fornecer os alimentos devem apresentar envelope lacrado com os seguintes documentos: CPF, extrato da CAF (recente, fornecido pelo IDR), proposta de venda assinada, declaração de origem própria dos alimentos e comprovação de atendimento a normas higiênico-sanitárias, quando aplicável. Os documentos devem ser cópias autenticadas ou digitalmente válidas, legíveis e verificáveis, não sendo aceitos protocolos ou solicitações em substituição. Caso falte algum documento ou haja irregularidades, o produtor terá até 120 minutos, durante a sessão pública, para fazer correções. Documentos ilegíveis, não autenticados ou não verificáveis acarretarão a desclassificação do proponente.

Os produtores têm até o dia 20 de maio para se inscreverem. Os documentos devem ser entregues na sede da FASPG, no setor do Banco de Alimentos, localizado na Travessa Pasteur, nº 50 – Centro. Em caso de dúvidas, os produtores podem falar com os funcionários do Banco de Alimentos ou com a Superintendência da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, localizada no cruzamento da Rua Balduíno Taques com a Dr. Colares, no Edifício Guaíra.

A entrega dos alimentos ocorrerá no Banco de Alimentos do PAA em Ponta Grossa, em datas previamente agendadas. A liberação da entrega depende da assinatura do contrato e autorização da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. Todos os alimentos passam por verificação de qualidade e conformidade, e eventuais irregularidades deverão ser corrigidas pelos fornecedores. As entregas serão ajustadas conforme demanda e orçamento, e somente produtos de fornecedores previamente habilitados serão aceitos.

O programa também estabelece sanções em caso de descumprimento, com base na legislação vigente. Fornecedores notificados terão cinco dias úteis para apresentar defesa, sendo assegurado o direito à ampla defesa. As penalidades serão registradas nos sistemas oficiais, como o SICAF.

Quem pode receber os alimentos?

As entidades interessadas em receber os alimentos devem estar regularmente constituídas como pessoas jurídicas sem fins lucrativos, apresentar documentação de regularidade fiscal e jurídica e comprovar capacidade para armazenar e distribuir os alimentos. A inscrição das entidades deve ser feita por meio do formulário online disponível no link: https://forms.gle/yMzyfTHTEAYYqsTz5, onde devem ser preenchidos dados como CNPJ, número de pessoas atendidas e o tipo de ação realizada.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia