CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

PMs de São Paulo são investigados por vídeo com saudação a cruz em chamas

16 de Abril de 2025 às 14:42

PMs de São Paulo são investigados por vídeo com saudação a cruz em chamas
Reprodução

Perfil de batalhão do interior de SP excluiu publicação com ritual que lembra a Ku Klux Klan; secretaria diz que 'repudia toda manifestação de intolerância'


 A Polícia Militar (PM) investigará os policiais de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que publicaram um vídeo no qual aparecem em frente a uma cruz em chamas e fazendo gestos nazistas utilizados por grupos supremacistas brancos, como a Ku Klux Klan, nos Estados Unidos. 

Também é possível ver um policial fazendo uma espécie de juramento em um segundo vídeo do mesmo registro obtido pela Ponte Jornalismo. “Incorporando-me ao 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, prometo honrar esse brasão como símbolo da dignidade, moralidade, legalidade e lealdade, pela defesa da sociedade paulista, pelas tradições do Baep e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, se preciso, com o sacrifício da própria vida”, diz o policial militar com o braço em riste.

A gravação, feita com auxílio de um drone, mostra um grupo de cerca de quinze policiais à noite, parados em frente a uma cruz incendiada e um caminho ladeado por velas e sinalizadores acesos. Não é possível ver os rostos dos agentes que participam da cerimônia. Ao fundo, há viaturas e escudos com a sigla do 9º Baep em chamas, e o brasão do batalhão também aparece nas imagens. 

Em dado momento, dois agentes aparecem fazendo uma saudação com seus braços direitos estendidos, em riste, em direção à cruz. A prática tem fortes semelhanças com os rituais realizados pela Ku Klux Klan, grupo supremacista branco surgido nos Estados Unidos no século passado, que promove ideologias de racismo e antissemitismo.

SSP-SP

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), afirmou que o caso está em investigação. “A Polícia Militar é uma instituição legalista e repudia toda e qualquer manifestação de intolerância. Assim que tomou conhecimento das imagens, a Corporação instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias relativas ao caso. A Corporação não compactua com desvios de conduta e reforça que qualquer manifestação que contrarie seus valores e princípios será rigorosamente apurada e os envolvidos responsabilizados”, informou.

Galeria de Imagens:

Publicidade

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia