CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Pesquisa pode garantir economia na compra do material escolar

17 de Janeiro de 2017 às 19:03

Material Escolar

O Procon de Ponta Grossa coletou, em estabelecimentos comerciais da cidade, os preços de 193 itens da sua lista de material escolar. Foram registrados os preços de três estabelecimentos comerciais, no período de 13 a 17 de janeiro. A finalidade da pesquisa, segundo o coordenador-executivo do órgão, Edgar Hampf, é esclarecer o consumidor, apresentando uma referência obtida a partir dos preços médios praticados pelos fornecedores pesquisados. As variações constatadas referem-se aos dias em que a coleta foi realizada, e podem ter sofrido variações desde então. Também existe a possibilidade de alteração dos preços em função de descontos especiais, ofertas e promoções.
Embora essa pesquisa seja apenas referencial – por conter um número reduzido de fornecedores – foram encontradas diferenças significativas em várias categorias de produtos. O Procon coletou os preços das seguintes categorias: lápis preto número 2 (unidade), lapiseira (unidade), lápis de cor (caixa), caneta esferográfica (unidade), marca-texto (unidade), líquido corretivo ou fita corretiva (unidade), caneta hidrográfica (estojo), borracha (unidade), massa de modelar, giz de cera (estojo), cola bastão (unidade), cola branca (unidade), régua plástica (unidade), apontador de lápis (unidade), tesoura escolar (unidade), caderno universitário/capa dura/espiral (1 matéria), caderno universitário/capa dura/200 fls (10 matérias), caderno brochura (96 fls) e papel sulfite.
Há diferenças bastante significativas, como os 88% de variação numa apresentação de caderno universitário; 54% em estojos de canetas hidrográficas, 34% em marca-textos, 47% em diversos modelos de canetas esferográficas, 85% de lapiseiras e até 57% em lápis preto.
De acordo com o coordenador do Procon, Edgar Hampf, a pesquisa denota a importância de se promover um levantamento prévio dos preços: “as diferenças, em muitos casos, são bastante expressivas. E optar pelo produto mais barato pode representar uma economia significativa. Em vista disso mantemos a recomendação: sempre pesquise antes de comprar”. Segundo Hampf, o Procon recomenda sempre que além de pesquisar os preços, o consumidor fique atento à certificação de cada produto pelo órgão responsável, garantindo mais segurança no emprego e manuseio dos materiais. O coordenador também lembra que de acordo com a lei federal 12.886/2013, as instituições de ensino não podem exigir a aquisição de qualquer material escolar de uso coletivo (dos estudantes ou da instituição), incluídos materiais de escritório, higiene e limpeza.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

2.

Prefeitura abre cadastramento de condomínios para aprimorar a coleta seletiva em Ponta Grossa

3.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

4.

Mala com R$ 1,7 milhão é interceptada a caminho de Brasília

5.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

6.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

7.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

8.

Prefeitura anuncia nova frente de asfalto para o Núcleo Santa Tereza

9.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

10.

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia