População sugere que Saúde, Segurança Pública, Pavimentação e Educação continuem sendo áreas prioritárias.A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal da Fazenda, realizou na tarde desta sexta-feira (28) uma audiência pública para apresentar a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. A proposta foi elaborada atendendo às indicações da população através de consulta popular. Ao todo foram quase 60 mil sugestões este ano, com a participação de cerca de 15 mil pessoas (cada munícipe contribuiu com mais de uma sugestão). Do total de sugestões apresentadas, 12 mil foram para a área de Saúde, 9 mil para a Segurança e 5 mil para a Educação.
A estimativa de receita para 2024 é de R$ 1.430.509.833,03 bilhão, ainda sem considerar as operações de crédito para investimentos na cidade. O secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, comentou na audiência que na escolha da população a área da Saúde, Segurança Pública e Pavimentação se configuram como prioritárias ficando nas 3 primeiras colocações no ranking de investimentos para 2024. “Não houve mudança em relação às prioridades apontadas pela população. As principais sugestões da população continuam sendo para as mesmas áreas”, afirmou.
[caption id="attachment_57691" align="alignnone" width="768"]

- Foto: Divulgação[/caption]
Cláudio Grokoviski lembrou que a LDO é o instrumento responsável por dar as diretrizes a proposta orçamentária para o próximo exercício e orientar a execução do orçamento anual. Na proposta apresentada na Câmara é possível verificar que para 2024 há uma projeção de receita de quase R$ 1,5 bilhão, com a maior parte dos investimentos nas áreas de Educação e Saúde. “Entre as sugestões apresentadas estão previstos 22% de investimentos em Saúde, 16% em Segurança Pública, 12% em pavimentação e 10% em Educação,”, detalhou.
“Mais uma vez as sugestões vêm ao encontro ao Plano de Governo da Gestão da Prefeita Elizabeth, e estão de acordo com as prioridades em que estão previstos os maiores aportes de recursos como, por exemplo, mais investimentos em Saúde, Segurança Pública e Pavimentação. Isso demonstra também que já estamos atendendo aquilo que a população indicou e vamos continuar fazendo ainda mais com essas indicações para 2024”, finaliza Grokoviski.