O senador Fernando Bezerra e os deputados federais Luiz Faria, Arthur Lira e Eduardo da Fonte, terão seus salários afetados pela decisão
A Justiça Federal de Curitiba (PR) determinou nesta quinta-feira (23) o bloqueio de 10% dos salários dos parlamentares que respondem a ações no âmbito da Operação Lava Jato para servirem de garantia ao cumprimento de penas pecuniárias requeridas em ações de improbidade administrativa.
A medida congelaria o percentual do rendimento do senador da República Fernando Bezerra (MDB/PE) e dos deputados federais Luiz Fernando Faria (Progressistas/MG), Arthur Lira (Progressistas/AL) e Eduardo da Fonte (Progressistas/PE).
“Passados mais de seis anos desde o início da Operação Lava Jato, a experiência mostra a grande dificuldade de se encontrar bens e valores disponíveis para bloqueio no patrimônio de réus que exercem ou já exerceram cargos no Congresso Nacional. Com a nova medida de bloqueio de 10% do subsídio de parlamentares federais, garante-se o ressarcimento de parte dos valores requeridos em ações de improbidade”, afirmou a procuradora da República Luciana Bogo.
Após a publicação das decisões, foram encaminhados ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados ofícios judiciais para o cumprimento da medida.