CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Governo publica edital de concessão do Parque Estadual do Guartelá

12 de Janeiro de 2023 às 16:28

Documento contém as regras de abertura de licitação para contratação e exploração dos serviços de apoio à visitação, ao turismo sustentável e à recreação em contato com a natureza na Unidade de Conservação. Podem participar pessoas jurídicas e consórcios de empresas.

O Governo do Paraná publicou edital de concessão do Parque Estadual do Guartelá, localizado em Tibagi, nos Campos Gerais. O Edital de Concorrência Pública IAT nº 01/2023, disponibilizado nesta semana, contém as regras de abertura de licitação para contratação e exploração dos serviços de apoio à visitação, ao turismo sustentável, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza no Guartelá.

A concessão da Unidade de Conservação (UC) integra o programa Parques Paraná, desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O processo de elaboração do edital foi conduzido ao longo dos últimos anos pela Superintendência Geral de Parcerias do Paraná (SGPAR). Podem participar pessoas jurídicas e consórcios de empresas.

Para elaboração do edital, o Governo do Estado promoveu road shows (rodadas de conversas com possíveis investidores) em Curitiba e Ponta Grossa, e audiência pública no município de Tibagi, além de disponibilizar consulta pública.

A licitação, aprovada pelo Conselho do Programa de Parcerias do Paraná (CPAR), será na modalidade de concorrência, pelo critério de maior oferta de percentual de outorga, ou seja, o maior repasse de outorga da empresa ou consórcio vencedor ao Estado. A abertura de envelopes será no dia 28 de fevereiro de 2023.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, destacou a necessidade da concessão dos espaços naturais do Paraná. “A concessão dos espaços naturais voltados à visitação pública permite a valorização desses parques, pois as empresas, por um tempo determinado, promovem melhorias e divulgam ainda mais as belezas do nosso Estado para o país todo e até mesmo fora do Brasil”, disse.

CONCESSÃO – A concessão permite que a iniciativa privada explore o espaço de uso público, com retornos ao Governo do Estado. Após o período de contrato, o espaço será devolvido ao poder público com as melhorias realizadas.

Todas as ações implementadas no processo de exploração comercial e manutenção serão obrigatoriamente aprovadas e acompanhadas pelo Instituto Água e Terra (IAT).

A concessão de uso do Guartelá como modalidade de delegação, juntamente com a concessão do Parque Vila Velha e a gestão compartilhada de outras sete unidades de conservação do Estado, faz parte da estratégia do Projeto Parques Paraná, reconhecido nacionalmente em 2022 pela BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadoras de Turismo.

A empresa vencedora da licitação terá a concessão do espaço pelo período de 30 anos, a partir da data de assinatura do contrato. O valor estimado de investimentos a serem feitos durante o prazo de concessão é de aproximadamente R$ 4,8 milhões.

Dentre as obrigações contidas no edital, a concessionária vencedora deverá prestar serviços de implementação e gestão do serviço de transporte interno; alimentação; gestão do Centro de Visitantes e da Loja de Conveniência; além do monitoramento do uso público nas trilhas e atrativos e manutenção das estruturas na área de concessão.

A gerente de Áreas Protegidas do IAT, Letícia Salomão, destaca a importância da concessão para o desenvolvimento sustentável do Paraná. “A concessão é uma das estratégias do Projeto Parques Paraná que permite ao turismo ser instrumento para geração de emprego e renda, preservação e conservação da biodiversidade”, afirmou.

GUARTELÁ – O Parque Estadual do Guartelá foi criado por decreto, em 1996, como área de proteção integral, com rico patrimônio natural e arqueológico da região do Cânion do Rio Iapó. Abriga cachoeiras, fontes, nascentes e espécies de fauna e flora nativas, como lobo-guará, jaguatirica, veado, gavião-pombo e a capivara.

Há, ainda, atrações como a cachoeira da Ponte de Pedra, com aproximadamente 180 metros de altura, e o Córrego Pedregulho, que forma cascatas e “banheiras” naturais. O local permite caminhada por trilhas, contemplação da paisagem e visita a sítios pré-históricos.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia