CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Governo decide adiar uso de placas Mercosul

13 de Dezembro de 2018 às 05:07

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados uma audiência pública para discutir a implantação das novas placas de veículos no padrão do Mercosul. Até o fim do ano, as novas placas já serão obrigatórias em todos os estados, mas apenas para carros novos ou outras situações em que já seria necessário substituir a placa.

Os deputados pediram, durante a reunião, para que o Contran adie o prazo -por 90 dias- da entrada em vigor da Res.729/18, que implementa as placas Modelo Mercosul.

“Na realidade o que nos apresentam todos os países do mundo gostariam de ter, mas o que estranhamos é que estamos colocando a carroça na frente dos bois. Se o sistema ainda não está implantado, funcionando, para que a gente possa dar a segurança que a sociedade pede, o nosso pedido é que o Contran tivesse sensibilidade de suspender por 90 dias essa exigência da venda dessas placas”, disse a deputada Christiane de Souza Yared (PR-PR), uma das autoras do requerimento para realização do debate.

O Coordenador-Geral de Informatização e Estatística do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), João Eduardo Moraes de Melo, disse que a Res.748/18 já prevê o adiamento do prazo, desde que o Detran faça essa solicitação ao Denatran.

“Fica parecendo que houve um açodamento em iniciar, mas na verdade nós tínhamos três prazos, o primeiro era 01 de setembro e a pedido dos deputados nós suspendemos por 60 dias e o prazo foi para 01 de dezembro. Agora, a decisão do Contran foi fazer um cronograma com os Detrans pela parte tecnológica. Na 748/18 diz que o Detran que não se sentir preparado tecnicamente, que não tem condições de estrutura, ele solicita ao Denatran e o Denatran altera esse calendário”, afirmou.

Após um intenso debate entre deputados, representantes de Fabricantes de Placas Veiculares, Despachantes Documentalistas e de Trânsito, Estampadores de Placas, entre outros, ficou claro que a decisão de implementar a placa, do jeito como está, não é unânime. “Todo mundo quer a placa do Mercosul, ninguém disse que é contrário as placas, a gente só quer da maneira correta, com o sistema funcionando antes da implementação das placas”, afirmou Andrea Lenz, presidente da Comissão de Trabalhos da Federação Brasileira de Identificação Veicular (Febraive).

Para concluir, o presidente da sessão na Comissão de Viação e Transportes, Domingos Sávio (PSDB-MG), disse que se caminha para uma convergência, colocando o interesse público acima dos detalhes discutidos durante o debate.

leia a matéria completa aqui

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

2.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

3.

Mala com R$ 1,7 milhão é interceptada a caminho de Brasília

4.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

5.

Prefeitura abre cadastramento de condomínios para aprimorar a coleta seletiva em Ponta Grossa

6.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

7.

Prefeitura anuncia nova frente de asfalto para o Núcleo Santa Tereza

8.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

9.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

10.

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia