CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Governo decide adiar uso de placas Mercosul

13 de Dezembro de 2018 às 05:07

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados uma audiência pública para discutir a implantação das novas placas de veículos no padrão do Mercosul. Até o fim do ano, as novas placas já serão obrigatórias em todos os estados, mas apenas para carros novos ou outras situações em que já seria necessário substituir a placa.

Os deputados pediram, durante a reunião, para que o Contran adie o prazo -por 90 dias- da entrada em vigor da Res.729/18, que implementa as placas Modelo Mercosul.

“Na realidade o que nos apresentam todos os países do mundo gostariam de ter, mas o que estranhamos é que estamos colocando a carroça na frente dos bois. Se o sistema ainda não está implantado, funcionando, para que a gente possa dar a segurança que a sociedade pede, o nosso pedido é que o Contran tivesse sensibilidade de suspender por 90 dias essa exigência da venda dessas placas”, disse a deputada Christiane de Souza Yared (PR-PR), uma das autoras do requerimento para realização do debate.

O Coordenador-Geral de Informatização e Estatística do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), João Eduardo Moraes de Melo, disse que a Res.748/18 já prevê o adiamento do prazo, desde que o Detran faça essa solicitação ao Denatran.

“Fica parecendo que houve um açodamento em iniciar, mas na verdade nós tínhamos três prazos, o primeiro era 01 de setembro e a pedido dos deputados nós suspendemos por 60 dias e o prazo foi para 01 de dezembro. Agora, a decisão do Contran foi fazer um cronograma com os Detrans pela parte tecnológica. Na 748/18 diz que o Detran que não se sentir preparado tecnicamente, que não tem condições de estrutura, ele solicita ao Denatran e o Denatran altera esse calendário”, afirmou.

Após um intenso debate entre deputados, representantes de Fabricantes de Placas Veiculares, Despachantes Documentalistas e de Trânsito, Estampadores de Placas, entre outros, ficou claro que a decisão de implementar a placa, do jeito como está, não é unânime. “Todo mundo quer a placa do Mercosul, ninguém disse que é contrário as placas, a gente só quer da maneira correta, com o sistema funcionando antes da implementação das placas”, afirmou Andrea Lenz, presidente da Comissão de Trabalhos da Federação Brasileira de Identificação Veicular (Febraive).

Para concluir, o presidente da sessão na Comissão de Viação e Transportes, Domingos Sávio (PSDB-MG), disse que se caminha para uma convergência, colocando o interesse público acima dos detalhes discutidos durante o debate.

leia a matéria completa aqui
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia