CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Governo apresenta detalhes da proposta de concessão do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi

20 de Outubro de 2021 às 13:24

Governo apresenta detalhes da proposta de concessão do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi
Foto: SEDEST
A proposta da parceria de concessão do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais, foi apresentada nesta quarta-feira (20) a empresários de Curitiba. O evento é uma apresentação técnica, com diálogo direto entre representantes do Governo do Estado e a iniciativa privada para explanação do projeto.

Outro roadshow acontecerá na semana que vem em Ponta Grossa. Os dois encontros antecedem a audiência pública, marcada para o dia 26.

A concessão foi apresentada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), por meio do Instituto Água e Terra (IAT) e da Superintendência Geral de Parcerias (SGPAR). A proposta integra o Projeto Parques Paraná. O objetivo é promover de forma sustentável o turismo de natureza do Estado, com melhorias na infraestrutura existente e oferta de mais atrativos.

O vice-governador Darci Piana afirmou que a região de Tibagi, além das belezas naturais, possui um forte foco no turismo religioso. “O Governo do Estado está com o olhar voltado para a mão de obra que o turismo é capaz de oferecer, com os lucros e investimentos necessários. O turista quer dormir bem, descansar e ter um local perto onde possa passear”, disse.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o Paraná apresenta um grande potencial no turismo de natureza que precisa ser usufruído pelos paranaenses e por turistas de fora do Estado. Atualmente, além do Parque Estadual do Guartelá, estão em fase de análise para receber o projeto de concessão o Monumento Salto São João (Prudentópolis) e o Jardim Botânico de Londrina.

Para a seleção de Unidades de Conservação (UCs) ao projeto de parcerias do Governo do Estado, o IAT elaborou um diagnóstico de 70 parques, no qual 29 apresentaram condições como grande potencial e demanda de turismo.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, disse que essa visão ao patrimônio natural do Estado apresenta benefícios para todos os envolvidos. “Temos a missão de viabilizar proteção desses espaços para que cumpram seu papel de Unidade de Conservação, sem perder o foco na geração de renda, emprego e impostos que o turismo alavanca na região”, disse.

PROPOSTA – De acordo com o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, para fazer parte do projeto de parcerias, é preciso ter um atrativo mínimo de infraestrutura. “Hoje o ecoturismo e o turismo de aventura bem coordenados e planejados são instrumentos para a conservação da biodiversidade em um Estado com mais de 1,2 milhão de hectares de Unidades de Conservação”, afirmou.

O Parque Estadual do Guartelá foi criado por Decreto em 1996 como área de proteção integral, com rico patrimônio natural e arqueológico da região do cânion do Rio Iapó. Localizado no município de Tibagi, sua área total é de 798 hectares. A proposta prevê a concessão de cerca de 170 hectares deste total.

Além disso, o local abriga cachoeiras, fontes, nascentes e espécies de fauna e flora nativas. Espécies como o lobo-guará, a jaguatirica, o veado, o gavião-pombo e a capivara podem ser observadas na área do parque.

Há, ainda, atrações como a cachoeira da Ponte de Pedra, com aproximadamente 180 metros de altura, e o Córrego Pedregulho, que forma cascatas e “banheiras” naturais. O local permite caminhada por trilhas interpretativas, contemplação da paisagem, visita a sítios pré-históricos, além de piscinas naturais conhecidas como “panelões” ou “panelas de sumidouros”.

O superintendente-geral de parcerias da Sedest, Ágide Meneguette, explicou os investimentos obrigatórios a serem feitos pela iniciativa privada e a viabilidade econômica que o local oferece. “Privatizar é uma coisa e conceder é outra. Em um, entregamos ao privado, e no outro apenas concedemos essa exploração por um período determinado e os benefícios retornam aos paranaenses”, disse.

De acordo com ele, a proposta segue a modelagem adotada em Vila Velha. “Aquele parque virou um modelo nacional de concessão. Então o Paraná foi o precursor nessa modelagem e estamos, inclusive, mostrando isso a outros Estados”, disse. O parque, com a concessão, passou de 25 mil visitantes para cerca de 70 mil visitantes em um ano.

“É um ato importante. Damos as mãos junto com o Estado e conseguimos dar as melhores tratativas e investimentos para transformar o parque numa área utilizada pelos paranaenses. É fundamental que o visitante tenha essa sensação de lazer e entretenimento junto com a preservação”, disse o diretor-executivo do Grupo Soul Parques, Carlos Eduardo Guimarães. O grupo administra os atrativos de Vila Velha pelo modelo de concessão desde 2019.

O processo licitatório será na modalidade concorrência, em duas fases: uma da classificação de propostas econômicas e outra da análise de documentação. É possível conhecer toda a proposta AQUI.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia