CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Georreferenciamento identifica divergências em 18 mil cadastros imobiliários

3 de Dezembro de 2019 às 15:56

Georreferenciamento identifica divergências em 18 mil cadastros imobiliários
Por Mariana Galvão Noronha

Atualização no cadastro pode resultar em alterações no IPTU, a partir da atualização da metragem ou adequação da alíquota de acordo com novas características

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazendo e do Cadastro Técnico Municipal (CTM), concluiu na última semana a atualização do mapeamento de imóveis em Ponta Grossa, através da ferramenta do georreferenciamento. O levantamento permitiu identificar ampliações e reformas não reportadas ao CTM desde a última atualização, em 2015, mas também alterações que podem enquadrar o imóvel em alíquota diferente para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Com o novo georreferenciamento de Ponta Grossa, foram identificadas divergências em 18 mil cadastros imobiliários.

“O processo de atualização do mapeamento deste ano é muito mais preciso e rigoroso do que fizemos em 2015, composto pela coleta de imagens panorâmicas 360º e foto aérea dos imóveis. Dessa forma, das 18 mil divergências mapeadas, mais de duas mil se referem a metragem do imóvel, com ampliações que chegam a 60% da área que constava no cadastro anterior. No restante, o levantamento identificou alterações nas características do imóvel, como número de pavimentos, tipo da edificação, existência de muro ou calçada, por exemplo, características que impactam na base de cálculo através do valor venal ou da alíquota”, detalha o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

A partir da próxima semana, os proprietários dos cadastros com divergência devem começar a receber notificações da Prefeitura, informando sobre a atualização e o lançamento do IPTU 2020 com base nas novas informações. Caso discorde da alteração, o contribuinte deve comparar na Praça de Atendimento munido dos documentos pessoais, documentos do imóvel e de comprovação que refute a atualização indicada pelo georreferenciamento.

O mapeamento teve início no começo de 2019, contemplando cerca de 153 mil imóveis no município, atualizando a defasagem nas metragens que podem ter ocorrido nos últimos três anos. A estimativa é que haja um incremento de receita entre 3% e 6% com o lançamento do novo georreferenciamento. A captação de imagens foi feita com a metodologia street view, na sequência, contraposta com a captação panorâmica e captação aérea, permitindo maior detalhamento e precisão, evitando equívocos na correção das metragens.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia