CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Aeroporto Sant’Ana já movimentou quase 16 mil passageiros neste ano

6 de Junho de 2018 às 14:01

Aeroporto Sant’Ana já movimentou quase 16 mil passageiros neste ano
Imagem divulgação
Por Millena Sartori

Em relação ao mesmo período do ano passado, cerca de 6 mil pessoas a mais já utilizaram o PGZ em 2018

Foi divulgado nesta quarta-feira (6) o balanço do Aeroporto Sant’Ana (PGZ) do mês de maio. No acumulado do ano o aeródromo público registrou um número de cerca de 6 mil passageiros a mais em relação ao mesmo período de 2017: de 10.076, de janeiro a maio deste ano quase 16 mil pessoas decolaram e/ou pousaram no aeroporto municipal. O número de aeronaves que pousaram e/ou decolaram também aumentou expressivamente: de 1.677 em 2017 para 5.326 no mesmo período de 2018.

Já considerando apenas o mês de maio, em relação ao ano passado a movimentação de aeronaves aumentou em cinco vezes (2017: 267 – 2018: 1485), enquanto o total de passageiros movimentados teve alta de 62% (2017: 1803 – 2018: 2930). São considerados todos os voos – comerciais, executivos, do aeroclube e transporte de passageiros através dos serviços aeromédico e aeropolicipal.

Na avaliação do superintendente do PGZ, Victor Hugo de Oliveira, os números se devem à confiabilidade cada vez maior no aeroporto. “Com a modernização que estamos realizando na estrutura operativa a alternância de voos hoje é quase zero”, explica ele, referindo-se à diminuição da necessidade de pousar uma aeronave destinada à Ponta Grossa em outra cidade devido a medidas de segurança, como condições climáticas adversas. “Considerando esses fatores, o Aeroporto Sant’Ana fica cada vez mais conhecido e utilizado, já que recebe mais confiança dos usuários e dos próprios pilotos”, conclui o superintendente.

Estação de Tráfego Aéreo

Em meados do mês de maio foi dado início à operação do módulo oficial da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (ETPA). A ETPA é responsável por passar informações para as aeronaves que estão no ar, apoiando a navegação aérea comunicando sobre aspectos meteorológicos e de tráfego, como pressão do vento e atmosférica, velocidade do vento, precipitações e altitudes de camadas de nuvens, por exemplo.

“Até hoje, quando o tempo estava instável, muitas aeronaves tinham que alternar o voo para Curitiba por não ter o apoio suficiente. Com a estação isso não será mais necessário, já que além de ter todas as informações em tempo real o piloto também poderá voar mais baixo”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, reforçando a disponibilização de mais segurança para a aterrissagem.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia