CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Justiça Federal autoriza Ponta Grossa contratar médicos sem o exame para revalidar diploma

30 de Março de 2021 às 04:43

Justiça Federal autoriza Ponta Grossa contratar médicos sem o exame para revalidar diploma
Decisão do Juiz Antônio César Bochenek, da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa - Foto: reprodução
Decisão judicial atendeu ação com pedido liminar impetrada pela administração municipal contra o CRM, para enfrentamento à covid-19

A Prefeitura de Ponta Grossa vai poder contratar médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior. Entretanto, o que chama a atenção é que esses profissionais não necessitam ter passado pelo exame revalida. Isso será possível a partir de decisão do juiz Antônio César Bochenek, da 2ª Vara Federal de PG, divulgada nessa segunda (29). A decisão resulta de uma ação com pedido liminar impetrada pela Prefeitura contra o Conselho Regional de Medicina (CRM) no Paraná. De acordo com a ação, a contratação não gera penalidades para a administração municipal e nem aos profissionais contratados.



Um debate que o deputado estadual Emerson Bacil puxou no Estado do Paraná, via Assembleia Legislativa (Alep), ganha respaldo jurídico nos Campos Gerais. A Justiça Federal autorizou a prefeitura de Ponta Grossa em contratar médicos que tenham cursado medicina no exterior, sem a revalidação do diploma (chamado Revalida: permite o exercício da medicina no Brasil).

Emerson Bacil propôs a viabilização do Revalida Estadual, por meio do Projeto de Lei 341/2020 na Alep e realizado por universidades estaduais. A proposição tramita no parlamento, mas tem encontrado forte resistência. Enquanto isso, o município de Ponta Grossa foi à Justiça Federal e solicitou as contratações durante o período crítico, entre quatro e seis meses. Tendo aval positivo.

Em calamidade pública, com aproximadamente 20% dos funcionários da secretaria municipal de Saúde estão afastados (cerca de 460 pessoas), a gestão de Ponta Grossa defendeu que os médicos da rede pública estão se ocupando principalmente com atendimentos de pacientes da Covid-19. Somado de desligamento de profissionais do programa Mais Médicos, no município.

A decisão esclarece que o Conselho Regional de Medicina (CRM) não é responsável por validar diplomas estrangeiros, apenas faz o registro dos revalidados. O juiz Antonio César Bochenek, da 2º Vara Federal de Ponta Grossa, deferiu o pedido e determinou prioridade para contratar médicos formados no Brasil ou com diplomas já validados, profissionais do Programa Mais Médicos para, então, abrir aos sem o revalida.

Na decisão, o magistrado estabelece o prazo de contrato “…defiro o pedido de antecipação de tutela para autorizar a expedição de licença provisória de trabalho, pelo prazo de 6 (seis) meses”. Aberto aos profissionais com diploma de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras e habilitação para o exercício da profissão onde se formou, e sem a validação do Exame Nacional Revalida.

Segundo o magistrado, para trabalho exclusivo em de Ponta Grossa e nas causas de baixa complexidade. Cabe à prefeitura regulamentar a forma de contratação, por meio de edital público com a clareza dos critérios estabelecidos, bem como, o período das vagas temporárias. Inclusive se é o caso de dispensa de processo seletivo, devidamente justificativo no cenário de calamidade pública e emergência em saúde.

Diante da decisão, Emerson Bacil que preside na Casa de Leis, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (CCTIES), destacou que havia levantado esta hipótese há alguns dias. “Recentemente compartilhamento a iniciativa do Oeste catarinense, de Chapecó, em que a Justiça concedeu ao município a mesma forma de contratação. É uma decisão para ajudar a salvar vidas”, destacou o deputado.

Recentemente, na contramão desta iniciativa e questionando a busca de realizar o processo de revalidação de diplomas por universidades estaduais, a Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG) cobrou, de todos os deputados que tiveram voto em Ponta Grossa, um posicionamento sobre a flexibilização do Revalida, no Paraná. Um e-mail foi enviado a todas as autoridades políticas, no mês de novembro de 2020.

“Queremos saber qual o posicionamento dos deputados que tiveram voto em nossa cidade. Queremos saber como se posicionam e por quê? Queremos que eles se juntem a nós contra essa possível precarização no sistema de convalidação de diplomas. Não podemos aceitar que médicos não tenham formação adequada para atender à nossa população com a qualidade que merece”, afirmou o presidente Francisco Barros Neto.

Recentemente, a AMPG considerou positiva a não votação em regime de urgência do Projeto de Lei 341/2020. “É preciso que sejamos responsáveis quanto à qualidade dos médicos que atuam em nosso país”, defendeu Barros Neto. Por sua vez, o deputado Emerson Bacil ressalta que inúmeros profissionais tem experiência de atuar no Mais Médicos e especialização. Também aval das universidades para aplicar o exame.

Da redação Cultura Sul FM com informações da decisão da Justiça Federal, AMPG e assessoria do deputado Emerson Bacil.

Galeria de Imagens:

Publicidade

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia