CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Eventos

Projeto vai capacitar cervejeiros artesanais de Ponta Grossa e região

6 de Novembro de 2017 às 17:53

A partir de 2018 será disponibilizado em Ponta Grossa e região o projeto Da Panela por Mercado, que visa a qualificação de potenciais empreendedores do setor de cervejas artesanais

Visando a qualificação de cervejeiros artesanais de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais, o Sebrae/PR vai oferecer, a partir de 2018, o projeto Da Panela pro Mercado. O pré-lançamento da iniciativa ocorreu no último dia 31, no escritório regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa, e reuniu em torno de 70 empresários com potencial de empreender.

A programação do pré-lançamento incluiu três talks, com o Sebrae/PR, a Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná (Acerva-PR) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Também teve a palestra com Jamal Awalladak, engenheiro químico, PhD em processos bioquímicos, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e apresentador do Canal Beer School, no youtube. Ele falou sobre os desafios técnicos e financeiros da produção de cerveja em larga escala.

Na ocasião, o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior, destacou a importância das parcerias no sentido de organizar o ambiente do setor. Segundo ele, especialistas apontam que, do mercado consumidor brasileiro, cerca de 1% é de cerveja artesanal. Nos Estados Unidos é perto de 17%. “O pré-lançamento do projeto é a primeira ação em Ponta Grossa, voltada para o setor que é relativamente novo. Temos que entender como está o mercado da cerveja artesanal e profissionalizar os potenciais empreendedores”, reforçou.

“Da Panela pro Mercado” é uma das ações do projeto de potencialização das cervejas especiais do Paraná, que tem como foco a qualidade sensorial das cervejas produzidas, acesso a mercados, tecnologia e inovação e gestão da excelência. Conforme dados mapeados pelo Sebrae/PR, existem 610 produtores de cervejas artesanais com planta no país, sendo que o Paraná tem 66 plantas instaladas. Destas, 36% também produzem para marcas ciganas. Segundo levantamento realizado recentemente pelo Sebrae/PR, PROCERVA e Faculdade Guairacá, o estado tem capacidade produtiva instalada de cerca de 2 milhões de litros por mês.

Há ainda mais de 70 rótulos registrados no Paraná, com uma estimativa de crescimento de 20% do número de plantas no Estado, neste ano. Estima-se que para cada planta produtora existem três marcas ciganas. “Os dados nos mostram um mercado crescente e reforça a importância do projeto de potencialização do setor de cervejas artesanais do Paraná, focado nos produtores com planta própria e de terceiros”, explica a consultora do Sebrae/PR e coordenadora estadual do projeto, Michele Riquetti.

A consultora conta que o projeto de potencialização almeja resultados, dentre eles que o Paraná tenha marcas reconhecidas pela qualidade sensorial, aumento da eficiência produtiva, fortalecimento das representações associativas do segmento, aumento do número de empresas formalizadas, sustentabilidade e o crescimento generalizado do setor. “É um projeto criado com o intuito de facilitar o acesso à formalização e a sustentabilidade das empresas já existentes”, completa.

Em Ponta Grossa, o acesso à formalização e capacitação ocorrerá por meio do projeto Da Panela pro Mercado, que terá três ciclos de capacitações, com quatro workshops cada, sendo nove oficinas e três conversas de boteco, com especialistas da área. Dentre as temáticas a serem abordadas estão a gestão empresarial, tendência tecnológica, branding, posicionamento estratégico, definição do modelo de negócio, empreendedorismo, tributação, legislação específica e identidade cervejeira. Serão oferecidas 30 vagas.

SEBRAE/PR 45 ANOS
O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

2.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

3.

Mala com R$ 1,7 milhão é interceptada a caminho de Brasília

4.

Lula passará por cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta

5.

Prefeitura abre cadastramento de condomínios para aprimorar a coleta seletiva em Ponta Grossa

6.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

7.

Prefeitura anuncia nova frente de asfalto para o Núcleo Santa Tereza

8.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

9.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

10.

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia