CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Eventos

Proerd forma mais 400 alunos em Carambeí

26 de Novembro de 2019 às 14:35

A Policia Militar do Paraná em parceria com a Prefeitura de Carambeí por meio Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizaram nesta terça-feira a formatura de mais 400 alunos da rede pública municipal e escolas particulares do PROERD - Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência. Neste ano a solenidade ocorreu no Ginásio da SERP, reunindo aproximadamente mil pessoas entre formandos, familiares e convidados.

Autoridades civis e militares acompanharam o evento, o Capitão Paulo César Marcondes e sua equipe, do BPEC - BATALHÃO DE PATRULHA ESCOLAR COMUNITÁRIA que realiza o policiamento comunitário escolar nos principais municípios do Estado do Paraná, e realiza dois programas principais: Programa Patrulha Escolar Comunitária (PEC), e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

A solenidade foi comandada pelo capitão Marcondes, sub tenente Medeiros, Coordenador do PROERD, com a presença também do Sargento Olicheski, que está no comando do Destacamento Policial Militar de Carambei. O prefeito Osmar Blum (PSD), presidente da Câmara Municipal, vereador Diego Silva e os vereadores Paulo Valenga e Ricardo Enevan, além de secretários municipais, diretores de departamentos do município.

Os alunos tiveram aulas ministradas com as Policiais Militares Luana e Claudete. Os alunos receberam conteúdos e debateram com os policiais militares ministrantes do curso, Luana e Claudete durante 3 meses, elas realizaram atividades em sala de aula com o envolvimento de diversas disciplinas e refletiram a respeito do tema, buscando aguçar o senso crítico dos alunos sobre os temas violência e uso de drogas. O recado das instrutoras da PM é que "cuidem muito bem dos seus estudos, do seu dia-a-dia, que cada escolha te uma consequência. E, dependendo da consequência, pode afetar o futuro, e, lembrem tudo que aprenderam no Proerd e que isso possam levar para a vida: ser um bom cidadão, profissionais, que é o que nós precisamos”, conclui a soldado Claudete.

O prefeito Osmar Blum destacou a parceria importante realizada com a Policia Militar, o que vem garantindo a segurança da população, agradeceu pela equipe que está trabalhando no municipio atualmente.

Segundo a secretária municipal Ana Wieslava da Educação de Carambeí “o Proerd oferece suporte especializado para tratar de temas de relevância para a vida dos nossos alunos, em uma fase especial de aprendizagem, a transição entre a infância e a adolescência, tempo em que os jovens estão vulneráveis, pois no ano seguinte eles deixam as escolas municipais e seguem para a vida escolar em outros ambientes, mais expostos. É extremamente importante formar uma base critica em nossos alunos, disse a secretária Ana.Com uma boa base, nossos alunos terão como dizer não às drogas.

Programa

O Proerd é uma parceria entre a Polícia Militar do Paraná, secretarias municipais de Educação e rede de ensino particular. Em um trabalho conjunto, oferece atividades educacionais em sala de aula durante um trimestre letivo. São dez lições de uma cartilha para prevenir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de abordar também sobre violência e bullyng.

As lições reforçam a autoestima, ensinam como lidar com as tensões relativas às drogas, e promovem a civilidade. As aulas acontecem uma vez por semana nas escolas, são interativas e os alunos desenvolvem atividades como teatro e música.

O Proerd começou em 1983 como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de Drug Abuse Resistence Education. Este esforço cooperativo guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência do programa de prevenção baseado na tomada de decisões, estabelecimentos de valores e redução de problemas e estilos de vida e incentivo à atividades positivas.

O programa está presente em 50 países. Desenvolvido pela Polícia Militar, atualmente funciona em todos os estados brasileiros. No Paraná, as atividades iniciaram em 1999 e já alcançaram mais de 1,5 milhão de alunos.

 
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

2.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

3.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

4.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

5.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

8.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia