CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Eventos

Paraná será sede da Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe

12 de Janeiro de 2023 às 08:20

Paraná será sede da Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe
Texto e fotos: Aline Jasper
Em novembro de 2023, acontece pela primeira vez no Brasil a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe (CRES+5). O evento é uma ação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e será organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Paraná (Seti-PR) e a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), em parceria com a Prefeitura de Curitiba. A convocatória partiu do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe (Iesalc), da Unesco.

A candidatura foi apresentada pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, que preside a Apiesp e também a rede de Universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul (Zicosur), em uma reunião com o prefeito Rafael Greca na tarde desta terça-feira (10), que colocou à disposição a cidade de Curitiba para sediar o evento. A previsão de data é para 8 a 10 de novembro de 2023. Também participaram da reunião o pró-reitor de graduação da UEPG, Miguel Archanjo de Freitas Junior, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Freijó.

A Conferência deve reunir duas milhares de lideranças universitárias de todos os países da América Latina, dentre elas cerca de 300 reitores. “A CRES+5 vai discutir com representantes de todos os países da América Latina e Caribe os avanços e as fragilidades do educação superior nos últimos 5 anos”, explica Sanches. O presidente da Apiesp destaca que as Universidades Estaduais do Paraná assumem uma posição de protagonismo nesta edição do evento. “Pensar o ensino superior numa perspectiva internacional é uma forma de fortalecer as ações locais de nossas instituições de ensino superior. Agradeço o apoio total do Secretário Aldo Bona para que o Paraná pudesse sediar esta conferência. Como estado da Federação que mais investe em ensino superior, o Paraná tem um compromisso histórico com o conhecimento universitário que dinamizou todas as áreas de desenvolvimento do estado.”

Curitiba

Curitiba recebe o evento internacional quando completa 330 anos. A Conferência deve acontecer no Centro Histórico de Curitiba, ocupando espaços culturais da cidade, como o Teatro Guaíra, Capela Santa Maria, prédio histórico da UFPR e Reitoria, Cine Passeio, o Paço da Liberdade e Biblioteca Pública do Paraná e a Secretaria de Estado da Cultura, no auditório Brasílio Itiberê. “A ideia é receber o congresso em uma cidade inteligente e de forma inteligente. Os espaços culturais da área central da cidade servirão para hospedar os reitores e professores de todas as Universidades da América do Sul e Caribe”, destaca Greca.

A partir da parceria com a Prefeitura de Curitiba, os participantes da CRES+5 poderão adquirir pacotes especiais de hotelaria, de viagem de trem para Paranaguá/Morretes e de avião a Foz do Iguaçu, além de passeios turísticos às atrações de Curitiba, como Largo da Ordem, Jardim Botânico, Fazenda Urbana, Memorial Paranista João Turin, Ópera de Arame, Parque Tanguá e Museu Oscar Niemeyer.

CMES

O encontro regional foi realizado pela primeira vez em Cuba, em 1996. Em 2008, em Cartagena de Índias (Colômbia), a Conferência priorizou a análise da realidade local e a discussão de mudanças estratégicas na educação superior da região, adequando-a aos desafios do compromisso social, da pesquisa estratégica, da educação para todos e da integração regional. A última edição da Conferência Regional da Educação Superior aconteceu em Córdoba, na Argentina, em junho de 2018. O evento foi realizado na Universidade Nacional de Córdoba, berço da Reforma Universitária de 1918, movimento que influenciou de forma decisiva o desenvolvimento do ensino superior na região.

As conferências regionais visam preparar o debate para a Conferência Mundial de Educação Superior (CMES), promovida pela Unesco a cada dez anos. A última CMES aconteceu em maio de 2022, em Barcelona.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia