CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Eventos

Guarda Municipal comemora 15 anos nesta terça-feira (11)

10 de Setembro de 2018 às 17:02

por Josué Teixeira

Marcada por avanços constantes, Guarda Municipal da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa comemora 15 anos  fortalecimento da instituição e planeja ampliar ações junto à comunidade

Instituição essencial na área de segurança pública na cidade, a Guarda Municipal comemora seu décimo quinto aniversário nesta terça-feira (11). A data, além de marcar o dia de criação da GM – através da Lei Municipal Nº 7.306/2003 – também celebra os avanços do município na proteção dos cidadãos e na articulação de políticas de segurança próximas da comunidade.

“A Guarda Municipal, tem feito a diferença na segurança pública de Ponta Grossa. Hoje são quase 5 mil atendimentos anuais, um sistema de monitoramento que integra quase toda a cidade, além da realização de diversas ações não só ostensivas, mas também preventivas com foco na proximidade entre a instituição e a comunidade”, destaca o secretário da pasta de cidadania e segurança pública (SMCSP), Ary Fernando Guimarães Lovato..

Para o comandante da Guarda Municipal, Edson Witek, a história da GM tem sido consolidada de através dos anos. Ele também aponta ampliação do quadro de agentes e a aquisição de equipamentos dos últimos anos como alguns dos fatores determinantes do sucesso da Guarda Municipal em Ponta Grossa.

“Fico bem a vontade para falar da Guarda Municipal, pois entrei em 2004, aprendi muito com meus colegas e praticamente cresci junto com a instituição. Além disso, a partir da criação da SMCSP, em 2013, conseguimos um ganho expressivo na estrutura, aumentamos o número de viaturas e do nosso efetivo. Hoje, somos o braço direito das forças de segurança de Ponta Grossa, dando o apoio sempre que necessário a outras instituições”, declara Witek. “Só tenho de agradecer a todos os meus colegas da Guarda Municipal que fazem de tudo para que Ponta Grossa seja uma cidade mais segura para todos”, completa.

Segundo o prefeito Marcelo Rangel, o empenho das equipes da Guarda Municipal faz o trabalho realizado em Ponta Grossa seja referência não só no estado, mas em todo o país. “A Guarda Municipal é um orgulho para Ponta Grossa, pois é dotada de homens e mulheres valorosas, que prestam um atendimento de excelência a toda a comunidade. Esse empenho diário em realizar o melhor trabalho faz com que sejamos referência em todo o país”, finaliza Rangel.

Fortalecimento e ampliação

Atualmente com cerca de 250 agentes, a Guarda Municipal de Ponta Grossa dispõe de equipes distribuídas para o atendimento de diversas funções. Além dos guardas responsáveis pelo patrulhamento e atendimento básico à população e segurança patrimonial, a instituição também possui destacamentos especiais como a Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU), o Grupamento Especial Tático com Apoio de Motocicletas (GETAM),  a Patrulha Maria da Penha e o recém-criado Grupamento de Ciclopatrulhamento (GCP) – destinado ao patrulhamento em parques do município -.  Junto a essas equipes, a Guarda Municipal também conta com agentes nos departamento de Cidadania, Tecnologia e Defesa Civil, trabalhando, respectivamente, com ações em escolas e próximo da comunidade, monitoramento e atendimento via fone 153, e na prevenção e atuação em situações de risco e desastres naturais.
“Os trabalhos realizados pela Guarda Municipal tem sido os mais variados e é muito interessante que ressaltemos isso e que a população tenha conhecimento dessas ações. Temos buscado fortalecer essas iniciativas de forma consciente para garantir a ampliação sólida dos serviços oferecidos para a comunidade”, declara o secretário Ary Lovato.

Sobre esse aspecto, o comandante Edson Witek,  ressalta os ganhos que a busca pela melhoria da capacidade técnica proporcionam para as equipes e, em maior amplitude, à Guarda Municipal. “A qualidade da formação dos nossos guardas municipais é um diferencial para o município, que é um dos únicos do Paraná a contar com um Centro de Formação de Guardas Municipais (CFGM) próprio.  Por isso, além do nosso próprio contingente, nós estamos habilitados a promover a capacitação de outras instituições da região. E isso reflete  positivamente na qualidade dos nossos agentes, que sempre estão em constante treinamento, renovando os conhecimentos e aprendendo novas técnicas de combate ao crime”, salienta.

Em relação aos próximos passos que a SMCSP projeta para a Guarda Municipal, o secretário Ary Lovato aponta que o município tem como norte a melhoria da estrutura, a criação de uma nova base e a renovação da frota. “Nós conseguimos ampliar em muito a atuação da Guarda Municipal desde a criação da nossa secretaria e entendemos que é essencial a aplicação de medidas nesse sentido para que o nosso efetivo acompanhe o crescimento que a cidade tem tido nos últimos anos. Já temos buscado recursos estaduais e federais para garantir essa manutenção e ampliação da nossa estrutura e também iniciamos as ações para que possamos promover a construção de uma nova sede para a secretaria e para a Guarda Municipal.  Estamos pensando a segurança pública do município para os próximos anos e temos certeza de que a Guarda Municipal será uma das peças essenciais nesse futuro”, conclui.

Histórico

Criada em 2003, a Guarda Municipal integrava a Secretaria Municipal de Administração e Negócios Jurídicos e iniciou os atendimentos à população com cerca de 95 agentes. Na sequência, em 2005, a Guarda Municipal passa para a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e, em 2013, com criação da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), consolida-se como membro essencial das forças de segurança do município.
Atualmente, a Guarda Municipal conta com um efetivo de cerca de 250 agentes e aproximadamente 40 viaturas – entre elas, um ônibus de monitoramento –, 36 câmeras de alta tecnologia espalhadas pelo município e controladas pela Central de Monitoramento, uma base distrital no Guaragi, uma base central no Maria Otília. Além dessas estruturas, a Guarda Municipal também conta com o Centro de Formação de Guardas Municipais, Ouvidoria, Corregedoria, e a Patrulha Maria da Penha

Atuação

Como parte integrante das forças de segurança no município, a Guarda Municipal atua na prevenção e combate à criminalidade na cidade, conservação do patrimônio público e atendimento à população. Todas essas atividades, segundo o comandante Edson Witek, foram sendo implantadas gradativamente à medida que a Guarda Municipal crescia e a legislação passava a estabelecer as diretrizes para o trabalho dos agentes.

“O trabalho que, inicialmente era de atendimento ao público e proteção do patrimônio acabou sendo ampliando com a sanção da lei 13022 de 2014, também conhecida como Estatuto Geral das Guardas Municipais. É ela que determina a atuação das Guardas Municipais e prevê, entre outras situações, a possibilidade de os agentes exercerem o poder de polícia. Isso permitiu, por exemplo, a criação de um convênio com a Polícia Federal para que os agentes trabalhem armados desde que sejam feitos todos os testes necessários e as equipes passem por capacitação anualmente. Hoje, somos uma das forças de segurança com o processo mais rígido e eficiente em relação a isso”, explica.

Segundo o secretário Ary Lovato, é a legislação do Estatuto das Guardas Municipais que norteia as ações atuais e quais os possíveis avanços no  trabalho junto à comunidade. “Nossas ações são extremamente pautadas pela legalidade e é exigido que cada guarda municipal seja exemplar no atendimento à comunidade. Com o advento da lei 13.022, nos ampliamos nossos trabalhos, criamos equipes especiais como a Romu e o Getam – responsável pela apreensão de mais de 40 quilos de drogas – e estudamos quais os próximos passos. O entendimento da SMCSP é de que para o futuro, nossas atividades se tornarão mais amplas e próximas à comunidade, uma vez que é inegável que o futuro da segurança pública se encontra na municipalização desses trabalhos. Isso indica, pelo menos em médio prazo, de que nossa Guarda Municipal se tornará a Polícia Municipal de Ponta Grossa. Esse movimento já vem acontecendo junto aos legisladores e acredito fielmente que, quando houver a definição nesse sentido, nós teremos uma das polícias municipais mais bem preparadas do Brasil”, finaliza Lovato.

Números

De janeiro a agosto de 2018, a Guarda Municipal de Ponta Grossa já realizou:

Mais de 3100 ocorrências registradas

Patrulha Maria da Penha – mais de 120 medidas protetivas sendo acompanhadas e cerca de 20 prisões.

Apreensão de mais de 40 quilos de drogas e 17 armas

2558 atendimentos via fone 153

10074 visualizações/acompanhamento de situações pelas equipes da Central de Monitoramento
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

9.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia