CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Curiosidade

Relógio do Juízo Final avança; "nunca estivemos tão perto da aniquilação"

30 de Janeiro de 2025 às 04:35

Relógio do Juízo Final avança; "nunca estivemos tão perto da aniquilação"
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/dilsadakcaoglu-1184206/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=8412010">dlsd cgl</a> por <a href="https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=8412010">Pixabay</a>
Os fatores do relógio incluem armas nucleares, crise climática, inteligência artificial, doenças infecciosas e conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio.

O Relógio do Juízo Final foi ajustado para 89 segundos para a meia-noite, o mais próximo que o Relógio já chegou da meia-noite em seus 78 anos de história. O tempo do Relógio de 2025 sinaliza que o mundo está em um curso de risco sem precedentes, e que continuar no caminho atual é uma forma de loucura. Os Estados Unidos, a China e a Rússia têm a responsabilidade principal de tirar o mundo do abismo. O mundo depende de ação imediata.

O horário do Relógio do Juízo Final é definido pelo Boletim do Conselho de Ciência e Segurança dos Cientistas Atômicos (SASB) em consulta com seu Conselho de Patrocinadores, que inclui nove ganhadores do Prêmio Nobel. Os fatores incluíam ameaças de armas nucleares, a crise climática, ameaças biológicas e tecnologias disruptivas como inteligência artificial (IA). O horário do Relógio mudou mais recentemente em janeiro de 2023, quando o Relógio do Juízo Final foi definido em 90 segundos para a meia-noite.

[caption id="attachment_92436" align="alignnone" width="863"] Bulletin of the Atomic Scientists[/caption]

Daniel Holz, PhD, presidente da SASB, Bulletin of the Atomic Scientists e professor da University of Chicago disse:

“O propósito do Doomsday Clock é iniciar uma conversa global sobre as ameaças existenciais muito reais que mantêm os principais cientistas do mundo acordados à noite. Os líderes nacionais devem iniciar discussões sobre esses riscos globais antes que seja tarde demais. Refletir sobre essas questões de vida ou morte e iniciar um diálogo são os primeiros passos para voltar o relógio e se afastar da meia-noite.”

Em 2024, a humanidade se aproximou cada vez mais da catástrofe. As tendências que preocuparam profundamente o Science and Security Board continuaram e, apesar dos sinais inconfundíveis de perigo, os líderes nacionais e suas sociedades falharam em fazer o que é necessário para mudar o curso. Consequentemente, agora movemos o Relógio do Juízo Final de 90 segundos para 89 segundos para meia-noite — o mais próximo que já esteve de uma catástrofe. Nossa esperança fervorosa é que os líderes reconheçam a situação existencial do mundo e tomem medidas ousadas para reduzir as ameaças representadas por armas nucleares, mudanças climáticas e o potencial uso indevido da ciência biológica e uma variedade de tecnologias emergentes.

Galeria de Imagens:

Publicidade

Leia também

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

Fale conosco

redacao@agora1.info
Publicidade

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Mulher é enterrada viva em cemitério e acorda ao lado de crânios e velas pretas 

2.

Mãe sai de Londrina para passar Natal com o filho em Castro e desaparece durante viagem 

3.

AGORA! Homicídio no Recanto Verde em Ponta Grossa

4.

Câmara recebe notebooks da Receita Federal para premiação do projeto “Câmara Jovem”

5.

Parada Natalíssima começa nesta quinta 

6.

Flamengo vence o Ceará e é campeão do Brasileirão 2025

7.

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

8.

Cantor Jimmy Cliff morre aos 81 anos

9.

Prefeitura fortalece a segurança viária com nova sinalização 

10.

Prefeitura recebe veículo para reforçar atendimentos sociais em Ponta Grossa 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia